AS INTERCONEXÕES ENTRE AS COMPETÊNCIAS COLETIVAS E AS ESTRATÉGIAS NORTEADORAS DAS ORGANIZAÇÕES PARTÍCIPES DA CADEIA AGRÍCOLA ORGÂNICA
Palavras-chave:
competências coletivas. Estratégias. Cadeia AgrícolaResumo
Na Ciência da Administração, o conceito de competência coletiva foi desenvolvido na década de 1990, porém foi nos anos de 2000 que ele alcançou maior difusão propiciando coexistência de diversas abordagens sobre o tema. O conceito de competência coletiva ainda hoje está alinhado a fenômenos de aprendizagem coletiva na ação. Esse conceito é resultante de adaptações das diversas mudanças no âmbito da coletividade, como também de práticas profissionais que permeiam a reflexão da mobilização advinda da competência coletiva de forma transversal diante de enfrentamento necessário com os imprevistos quotidianos (MICHAUX, 2011, p.1-2).
Para melhor entendimento da competência coletiva, deve-se compreender o ambiente em que ela coabita com outros elementos organizacionais na perspectiva da gestão. Entre eles, está a estratégia, que transita nos espaços organizacionais, invariavelmente, relacionando-se com os outros elementos gestacionais, como é o caso da competência coletiva.
Assim, não causa estranheza relacionar a competência coletiva com as ações estratégicas no âmago das organizacionais contemporâneas. Essa relação não só é real como necessária para nortear as interações entre os elementos organizacionais de forma associativa e colaborativa
Nesse sentido, o presente estudo pretende abordar as conexões entre as competências coletivas e as estratégias organizacionais das associações e cooperativas que atuam na cadeia agrícola orgânica.