A Contribuição das Perspectivas da Visão Baseada em Recursos na Identificação da Vantagem Competitiva Sustentável: um estudo em empresas varejistas de Sinop/MT

Autores

  • EDILAINE APARECIDA SOUZA DE OLIVEIRA ORTEGA
  • CLAITON PAZZINI GOULART UNEMAT Campus de Sinop

Palavras-chave:

Processo Gerencial, Vantagem Competitiva, Visão Baseada em Recursos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a contribuição da Visão Baseada em Recursos (RBV) na identificação dos recursos e competências que podem contribuir na implantação de um ambiente organizacional com vantagem competitiva sustentável em algumas empresas varejistas de Sinop/MT. Para algumas empresas se torna um grande desafio determinar que por meio de um recurso ou capacidade se obtém vantagem competitiva, pois muitas vezes a própria empresa não possui consciência dos recursos que detêm. Em busca de responder tal problemática, primeiramente foram identificados os recursos existentes nas empresas pesquisadas, posterior buscou-se determinar o potencial competitivo desses recursos, e por fim apresentaram-se alguns fatores indiretos do processo gerencial que podem auxiliar na sustentação da vantagem competitiva. Procurou-se expor a utilização da Visão Baseada em Recursos, por meio do modelo VRIO, na identificação de quais recursos ou capacidades são os mais importantes para a empresa, por serem raros, valiosos e difíceis de serem imitados, considerados como fonte geradora de vantagem competitiva sustentável. Como resultado, constatou-se que ao aplicar o modelo VRIO, os recursos que proporcionam uma força e competência diferencial sustentável para as empresas pesquisadas foram os recursos organizacionais, identificando que tais recursos podem contribuir para a obtenção da vantagem competitiva sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • EDILAINE APARECIDA SOUZA DE OLIVEIRA ORTEGA
    Bacharel em Ciências Contábeis – Unemat – Sinop-MT
  • CLAITON PAZZINI GOULART, UNEMAT Campus de Sinop
    Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT Campus de Sinop

Referências

BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S.. Administração estratégica e vantagem competitiva: conceitos e casos. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

FEDATO, Geovana Alves de Lima; REHN, Anelise; ALMEIDA, Ednei Isidoro de. O Planejamento Estratégico em Empresas de Serviços Contábeis. Revista Contabilidade & Amazônia, Sinop, v. 2, n. 1, art. 4, p. 44-55, Jan./Dez. 2009.

CROZATTI, Jaime. Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interações. Caderno de estudos. São Paulo, n.18, p. 01-20, Maio/Agosto, 1998.

São Paulo: Atlas, 2010.

CHIAVENTO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

ZILBER, Silvia Novaes; PAJARES, Fernando M. Roncal. Análise da vantagem competitiva de bancos em países emergentes e em países desenvolvidos utilizando o modelo de visão baseada em recursos: estudo comparativo Brasil x Estados Unidos. Economia Global e Gestão, Lisboa, v. 14, nº 2, set. 2009.

Downloads

Publicado

09/02/2016

Como Citar

A Contribuição das Perspectivas da Visão Baseada em Recursos na Identificação da Vantagem Competitiva Sustentável: um estudo em empresas varejistas de Sinop/MT. (2016). Revista Contabilidade & Amazônia, 7(1), 69-86. https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6658

Artigos Semelhantes

1-10 de 67

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>