A INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS NEGOCIADAS NA BOVESPA

Autores

  • Walterson Jones Oliveira Ferreira unemat
  • Fernanda mosseline josende Coan unemat

Palavras-chave:

Governança Corporativa. BM&FBOVESPA. ISE

Resumo

A Governança Corporativa é um sistema composto por práticas, processos, regulamentos, políticas e relacionamentos dentro de uma organização que irão determinar a forma com que ela será controlada e administrada. Órgãos como o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) afirmam que uma vez implantada a Governança Corporativa em uma organização, ela terá vários benefícios, entre eles a melhora no valor de mercado de suas ações. Neste contexto, o presente estudo vem somar com o objetivo de verificar se as empresas de capital aberto listadas na BMF&BOVESPA, que revelam voluntariamente sua preocupação com a sustentabilidade empresarial e que possuem diferentes níveis de Governança Corporativa, tiveram melhora no valor de mercado de suas ações com a adesão a Governança Corporativa. O estudo foi realizado com as empresas que aderiram a Governança Corporativa e que compõem a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da BMF&BOVESPA), verificando o valor de mercado de suas ações dos 12 meses que antecederam a adesão e os 12 meses posteriores. Os resultados mostraram que as empresas,alcançaram resultados mais positivos nos valores de mercado de suas ações após a adesão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda mosseline josende Coan, unemat

professora da UNEMAT, 

Referências

ALMEIDA, F. G. Governança Corporativa no Brasil: Criação de valor com base na gestão corporativa – um estudo de caso do setor de telecomunicações, Rio de Janeiro: PUC -Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro: 2001, Dissertação de Mestrado.

BEUREN, I.M. ; LONGARAY, A.A.; RAUPP, F.M.; SOUSA, M.A.B.; COLAUTO, R.D.;

PORTON, R.A.B.; Como elaborartrabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática- 2 ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: teoria e prática. 3º Edição, 5º reimpressão – São Paulo: Atlas, 2010.

BOVESPA. Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa. Disponível em , acessado em 22/04/2015

BOVESPA. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em <http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=ISE&Idioma=pt-br>, acessado em 01/06/2015.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Cartilha de Governança Corporativa. Rio de Janeiro: CMV. 2006. Online.Disponível em http://www.cvm.gov.br. Acesso em 01/06/2015.

ECONOMATICA. (1986). ECONOMATICA. Acesso em 20 de 04 de 2015, disponível em https://www.economatica.com.br

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: Produtos e Serviços. 10 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5º ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HITT, M. A.; IRELAND, R, D. Administração Estratégica. 4. Ed. Thomson, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNAÇA CORPORATIVO (IBGC). Código das melhores práticas de governança corporativa, 2006. Disponível em: WWW.ibgc.org.br, Acessado em: 12 de Abril de 2015.

LODI, J. B. Governança Corporativa: o governo da empresa e o conselho de administração. Rio de janeiro; Campus, 2000.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCONI, M. A.: LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisas. São Paulo: Atlas, 2010.

OCVM – Diretrizes da OCDE para as empresas Multinacionais. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bz94i2-T4z5CZWJwQkt4TWpJYXc/edit?pli=1, acessado em 01/06/2015.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas.5 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

RUDGE, Luiz Fernando; CAVALCANTE, Francisco. Mercado de Capitais. Belo Horizonte: CNBV, 1998.

SANTOS, Tania Steren dos, Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. In:Revista Sociologias, jan/jun. 2009, Ano 11, nº 21, p. 120-155.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada á contabilidade, 1.ed. São Paulo: Atlas,2003.

WIKIHOW. Calculo da Taxa Média de Crescimento. Disponível em http://pt.wikihow.com/Calcular-Taxa-de-Crescimento, acessado em 01/06/2015.

Downloads

Publicado

29/02/2016

Como Citar

Ferreira, W. J. O., & Coan, F. mosseline josende. (2016). A INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS NEGOCIADAS NA BOVESPA. Revista Contabilidade & Amazônia, 8(1), 74–92. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6664