A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL QUE ATUAM NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE SINOP, QUANTO AO USO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Caroline Eidam Nogueira Unemat
  • Lyss Paula De Oliveira UNEMAT

Palavras-chave:

Percepção do indivíduo, profissionais da área contábil que atuam nos escritórios de contabilidade, Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

Resumo

As exigências decorrentes do uso do SPED demandam uma adaptação na estrutura e logística da empresa, e também uma maior qualificação dos seus colaboradores. Dessa forma, tem-se como objetivo geral da pesquisa identificar a percepção dos profissionais do município de Sinop, em relação ao uso do Sistema Público de Escrituração Digital. A fim de atender o objetivo, optou-se pela pesquisa com a característica descritiva, quantitativa, qualitativa e exploratória, com elaboração de um estudo do tipo survey, projetando identificar, conhecer, apontar e observar as opiniões, características e atitudes dos profissionais da área contábil que atuam nos escritórios de Sinop. O mecanismo utilizado para coleta de dados refere-se a um questionário, composto por 28 questões, entre perguntas fechadas e análise com a escala Likert. Os resultados obtidos pelo questionário demonstram que muitos entrevistados estão encontrando dificuldades quanto a correta aplicação dos procedimentos estabelecidos na legislação para o uso correto do SPED, sendo que para esses profissionais, as alterações são inúmeras, requisitando uma qualificação ainda maior. O estudo possibilitou concluir que mesmo com as dificuldades encontradas na utilização do SPED, o esforço para adaptação, por parte do profissional da área contábil, a fim de atender as novas exigências estabelecidas pelo fisco, teve como resultado direto, a busca na qualificação facilitada pela internet, o aumento da responsabilidade profissional, maior envolvimento com o cliente, leitura da legislação acerca do SPED e ganhos de produtividade e eficiência nos processos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, M. M. Como preparar trabalhos para Cursos de Pós-Graduação: noções práticas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

AZEVEDO, Osmar Reis; MARIANO, Paulo Antonio. In: SPED: Sistema Público de Escrituração Digital. São Paulo: IOB, 2009.

BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1994.

BELL, Judith. Doingyourresearchproject: a guide for thefirst-time researchers in educationand social science. 2. reimp. Milton Keynes, England: Open University Press, 1989. 145p.

BEUREN, Ilse Maria, colaboradora e organizadora; et al. Como elaborar trabalhos monográficos: teoria e prática. 3. Ed. 5 reimpr. São Paulo: Atlas, 2010

BRINCK, T. & McDaniel, S. E. (1997), “Awareness in Colaborative Systems”, Workshop Report, SIGCHI Bulletin.

BRISOLA, J. Teoria do agenciamento na contabilidade, a contabilidade e o processo de comunicação. Contexto, Porto Alegre, v. 4, n. 7. Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Disponível em: http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br/respostas_V.html. Acesso em: 17 Outubro de 2015.

DUARTE, Roberto Dias. Big brother fiscal na era do conhecimento: como a certificação digital, SPED NF-e estão transformando a gestão empresarial no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Ideaswork, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 9 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

KOETTKER, B. H. S.; PETRI, S. M.; CASAGRANDE, M. D. H.; PETRI, L. R. F.; FERREIRA, L. F. Bookkeepingtax digital (EFD): advantagesanddisadvantagesfromselectedliterature. In: CONTECSI –

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 9., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: CONTECSI, 2012.

MALHOTRA, N. C. Introdução à pesquisa de marketing. Sao Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

OLIVEIRA, Fabio Rodrigues de. SPED: as teletelas do contribuinte. Disponível em<http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI73261,41046-SPED+as+teletelas+do+contribuinte > Acesso em 20 de Maio de 2015.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Sistema de Informação Contábil – fundamentos e análise. 2º ed. São Paulo: Altlas, 2000.

PORTAL DO SPED. Escrituração fiscal digital contribuições (EFD Contribuições). Portal do Sped, 2012. Disponível em: <http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/efd-contribuicoes/o-que-e.htm >. Acesso em: 17 de Outubro de 2015.

PORTAL DO SPED. Escrituração Contábil Digital. Disponível em: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-contabil/o-que-e.htm . Acesso em 22 de Outubro de 2015.

PIRES, Andréa da Silva et al. A Percepção dos contabilistas do município de Florianópolis, com relação à implantação do SPED. 2011. 30f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Sistema Público de Escrituração Digital. Receita Federal do Brasil, 2012. Disponível em:<http://www1.receita.fazenda.gov.br/default.htm>. Acesso em 20Maio 2015.

_______. Ato INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB nº 787 de 19 de Novembro de 2007. Disponível em: <http://www.fazenda.gov.br>. Acesso em: 20 de Maio de 2015.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e técnicas. São Paulo: Atlas,1985.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. Ed. 12 reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica Fácil. São Paulo: Saraiva, 2006.

SIMONI, Darlei. Métodos de Coletas de Dados.22 de Setembro de 2010. Disponível em: <http://darleisimioni.blogspot.com.br/2010/09/metodos-de-coleta-de-dados.html>. Acesso em: 22 de Outubro de 2015.

SOUZA, Antonio Carlos; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; NILO, Otani. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.

Downloads

Publicado

29/02/2016

Como Citar

A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL QUE ATUAM NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE DO MUNICÍPIO DE SINOP, QUANTO AO USO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL. (2016). Revista Contabilidade & Amazônia, 8(1), 01-18. https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6665

Artigos Semelhantes

1-10 de 86

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.