Mapa Estratégico: uma análise comparativa entre o âmbito ideal e o real

Autores

  • Melani Luisa Favetti UNEMAT
  • Claiton Pazzini Goulart UNEMAT
  • Bruna Socreppa UNEMAT

Palavras-chave:

Gestão Estratégica. Análise Comparativa. Balanced Scorecard. Mapa Estratégico.

Resumo

Inseridas em ambientes altamente competitivos, as empresas buscam constantemente por planos e ações estratégicas que tragam resultados positivos, financeiros e não-financeiros. Sendo assim, o Balanced Scorecard (BSC) se destaca por ser um sistema de gestão voltado à estratégia organizacional, sendo capaz de desenvolver objetivos dentro de quatro perspectivas, as quais são fundamentais para a boa atuação da empresa. Estes objetivos são acompanhados por indicadores que medem o desempenho das estratégias traçadas pela organização. O presente artigo aborda conceitos relacionados ao processo estratégico, Balanced Scorecard e mapa estratégico (o qual é a representação gráfica do BSC). O foco deste estudo foi identificar quais as simetrias e assimetrias existentes entre um mapa estratégico ideal e as práticas operacionais de uma empresa do ramo de pneus, situada na cidade de Alta Floresta – MT, com ênfase nas perspectivas de clientes e dos processos internos. Para obter informações a fim de criar um mapa com objetivos e indicadores que fossem condizentes com a realidade da empresa objeto, e posteriormente houvesse condições de compará-lo com as práticas operacionais da mesma, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com o gestor e aplicação de questionários junto a clientes e colaboradores. Como resultado desta análise comparativa constatou-se onze simetrias, oito assimetrias e uma simetria parcial entre o mapa ideal e as práticas operacionais da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melani Luisa Favetti, UNEMAT

Graduada em Ciências Contábeis

Claiton Pazzini Goulart, UNEMAT

Doutorando em sociologia

Bruna Socreppa, UNEMAT

Mestranda em Ciências Contábeis

Referências

ANSOFF, H.I.; McDONNELL, E.J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Editora Atlas, 1993.

BASTOS, Lilia da Rocha. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias / Lyra Paixão, Lucia Monteiro Fernandes e Neise Deluiz. Rio de Janeiro: LTC – Livros técnicos e científicos editora S.A, 6 ed., 2003.

CERTO, Samuel C., PETER, J. Paul. Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.

________. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

COSTA, A. P. P. Balanced Scorecard – conceitos e guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994.

________. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

________. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. 23. ed. Rio de Janeiro; Campus, 1997.

________. Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

________. David P. Kaplan e Norton na prática. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2004.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1992.

LUNKES, Rogério João. Contabilidade Gerencial: um enfoque na tomada de decisão. 1. ed. Florianópolis: Visualbooks, 2007.

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

________. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2004.

MAXIMIANO, Antonio S. A. Administração de projetos: Como transformar idéias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MINTZBERG, H.; QUINN, J.B. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MONTEIRO, P.R.A.;CASTRO, A.R.; PROCHNICK,V. A Mensuração do desempenho ambiental no Balanced Scorecard e o caso da Shell. Artigo aceito para apresentação no VII Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. FGV/USP. 2003.

NUNES, A. V. S. Indicadores de desempenho para as micro e pequenas empresas: uma pesquisa com as MPE`s associadas a Microempa de Caxias do Sul/RS. 2008. 107 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de Caxias do Sul, 2008.

OLIVEIRA, Djalma de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 1. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2003.

RAMPERSAD, Hubert K. Scorecard para performance total. São Paulo: Elsevier, 2004.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. São Paulo: Cortez, 2000.

STERN, CALR W. & STALK JR., GEORGE. Estratégia em perspectiva do The Boston Consulting Group. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

WHITTINGTON, Richard. O que é Estratégia. 1. ed. São Paulo: Thomson, 2002.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

09/03/2017

Como Citar

Favetti, M. L., Goulart, C. P., & Socreppa, B. (2017). Mapa Estratégico: uma análise comparativa entre o âmbito ideal e o real. Revista Contabilidade & Amazônia, 9(1), 22–41. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6672

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>