Crescimento econômico: Teoria da Base Econômica e Institucional dentro do arcabouço da Contabilidade Social

Autores

  • Claiton Pazzini Goulart UNEMAT

Resumo

Nesse trabalho foram utilizados dois aportes teóricos (ambos de Douglass North): o primeiro foi a Teoria da Base Econômica ou de Exportação, que separa as atividades econômicas de uma localidade em básica e não básica. E o segundo aporte teórico foi a Teoria Institucional que parte do pressuposto que uma matriz institucional eficiente será capaz de incentivar que um agente ou uma organização invista em uma atividade individual, afim de promover os retornos sociais superiores a seus, respectivos, custos sociais. Ora, a hipótese que trabalhamos foi que o entrelaçamento dessas duas teorias norteou o entendimento sobre a relação entre o crescimento econômico e as questões institucionais relativas ao âmbito das contas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claiton Pazzini Goulart, UNEMAT

Doutorando em Ciência Política pela UERJ e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2010). É Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (1989). Pós-graduado em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001). Professor Concursado da Universidade do Estado de Mato Grosso. Membro do grupo de pesquisa Contabilidade e Amazônia - C&A. Coordenador do Projeto de Pesquisa Contabilidade Social Sustentável. Coordenador do Projeto de Extensão Gestão Socioambiental Empresarial - Estudo de alternativas para minimização de resíduos de empresas instaladas em Sinop-MT. Membro do projeto com a Embrapa: O Sistema de Integração - Lavoura - Pecuária - Floresta (iLPF) como uma estratégia de desenvolvimento local. Coordenador do Projeto de Extensão:Trajetória da Cooperagrepa e os impactos socioeconômicos na vida dos cooperados. Trabalha com os seguintes temas: inovação e estratégia.

Referências

HODGSON, G.M.. “The revival of veblenian institutional economics”. Journal of Economic Issues, Armonk (USA), v. XLI, n. 2, p. 325-340, 2007a

LANE, T. O multiplicador da base urbana: avaliação de sua situação atual. In:SCHWARTZMAN, J. (Org.). Economia regional: textos escolhidos. Belo Horizonte:Cedeplar, 1977.

LOPES, Herton Castiglioni. Instituições e crescimento econômico: os modelos teóricos de Thorstein Veblen e Douglass North. Revista de Economia Política, vol. 33, nº 4 (133), pp. 619-637, outubro-dezembro/2013.

MEDEIROS, C.A. “Rivalidade estatal, instituições e desenvolvimento econômico”, em Polarização mundial e crescimento, José Luís Fiori e Carlos Medeiros (orgs.), Editora Vozes, Petrópolis, 2001.

NORTH, D. A agricultura no crescimento econômico regional. In: SCHWARTZMAN, J. (Org.). Economia regional: textos selecionados. Belo Horizonte: CEDEPLAR, 1977a.

. Location theory an regional economic growth. Journal of Political Economy,v. 63, n. 3, p. 243-58, Jun. 1955.

Teoria de localização e crescimento econômico regional. In: CHWARTZMAN, J. (Org.). Economia regional: textos selecionados. Belo Horizonte: CEDEPLAR, 1977b.

PIFFER, Moacir. A teoria da base econômica e o desenvolvimento regional do estado do Paraná no final do século xx. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), 2009.

SIRKIN, G. The theory of the regional economic base. The Review of Economics and Statistics, v. 41, n. 4, p. 426-429, 1959.

SOUZA, N. J. Desenvolvimento Econômico. 4.ª ed., Atlas, São Paulo, 1999.

Exportações e crescimento econômico do RS 1951-2001. Ensaios FEE. Porto Alegre, v. 23, n. esp., 2002

Downloads

Publicado

23/03/2018

Como Citar

Goulart, C. P. (2018). Crescimento econômico: Teoria da Base Econômica e Institucional dentro do arcabouço da Contabilidade Social. Revista Contabilidade & Amazônia, 10(1), 016–025. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6679

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>