Princípios da governança corporativa aplicáveis em empresas de capital fechado

Autores

  • Maycon Douglas de Souza Santos UNEMAT
  • Fernanda Mosseline Josende Coan UNEMAT

Palavras-chave:

Governança corporativa. Princípios. Empresas.

Resumo

A governança corporativa surgiu dentre as funções de reduzir os conflitos de agência, aliando os interesses dos stakeholders com os interesses da administração, uma vez que, todos buscam uma empresa forte e lucrativa. Desta forma a governança corporativa pode ser utilizada como uma ferramenta para aumentar a confiabilidade das empresas perante os investidores e automaticamente aumentar o seu valor e de suas ações no mercado. O objetivo desta pesquisa está em avaliar dentre os princípios da governança corporativa praticados em empresas de capital aberto, quais podem ser de alguma forma operacionalizada nas empresas brasileiras de capital fechado. A medida que toda empresa pode vir a ter problemas de conflito de agência. Para realização desta pesquisa utilizou-se de um estudo exploratório, documental e multicaso, no qual as informações foram coletadas através de um estudo aprofundado dos princípios e recomendação de boas práticas de governança corporativa, e aplicação de entrevistas semiestruturadas, direcionadas aos sócios das empresas de capital fechado, a fim de conhecer a forma de gestão procurou-se identificar as ações de governança corporativa praticadas nas organizações. Como resultado, constatou-se que é possível a aplicabilidade de todos os princípios da governança corporativa adotados neste estudo nas empresas de capital fechado, uma vez que, as mesmas já adotam algumas práticas de governança corporativa necessárias para efetivação dos princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Douglas de Souza Santos, UNEMAT

Bacharel em Ciências Contábeis

Fernanda Mosseline Josende Coan, UNEMAT

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Psicopedagoga pela Faculdade de Sinop. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998) Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando como Assessora de Gestão Pedagógica do Campus Universitário de Sinop e Presidente do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Ciências Contábeis a Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Professora da Pós-graduação da Educação Aberta do Brasil. Tem experiência na área da Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, governança e sustentabilidade empresarial. Pesquisadora das relações interorganizacionais, da contabilidade para tomada de decisão e do ensino-aprendizagem e da pesquisa em contabilidade.

Referências

ABREU, A.; COELHO, C, S.; FERREIRA, K.; RIBEIRO, D, A, S. A Governança corporativa para o aprimoramento da gestão organizacional: Um estudo de caso numa empresa metal-mecanica. Artigo apresentado no VIII Covibra administração, 2011.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BM&BOVESPA. Indicadores de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br, acessado em 20 de Outubro de 2014.

BRASIL, Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração publica. 2 ed. Brasília: Secretaria de Planejamento, 2014.

CORRÊA-LIMA, Sociedade Anônima. 3 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.

ETHOS. Indicadores Ethos. Disponível em: http://www3.ethos.org.br, acessado em: 05 de Outubro de 2014.

FREZATTI, F.; ROCHA, W.; NASCIMENTO, A. R.; JUNQUEIRA, E. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: atlas, 2009.

IUDÍCIBUS,S.; MARION, J C. Contabilidade comercial: atualizado conforme Lei n°11.638/76 e MP n° 449/08. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Código das melhores práticas de governança corporativa. 4 ed. São Paulo: IBGC, 2009.

KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa cientifica. 3ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, G. A. THEÓLHILO. C. R. Metodologia da investigação cientifica para ciências sociais aplicadas. 2ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NETO, Ramon Martine Ribeiro. A importancia da governanaça corporativa na gestão das empresas – o caso do grupo Orsa. Artigo apresentado no VI Semead – Seminario em Administração, FEA-USP, 2002.

RODRIGUES, J A.; MENDES, G M. Governança corporativa: estratégia para geração de valor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.

ROSSETTI, J. P.; ADRIANA, A. Governança corporativa: fundamentos, desenvolvimento e tendência. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.tt

TEIXEIRA, Enise Barth. A análise de dados na pesquisa cientifica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí (RS), ano 1, n. 2, p. 177-201. 2003

Downloads

Publicado

23/03/2018

Como Citar

Santos, M. D. de S., & Coan, F. M. J. (2018). Princípios da governança corporativa aplicáveis em empresas de capital fechado. Revista Contabilidade & Amazônia, 10(1), 026–051. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6680