Auditoria baseada em risco e os red flags: identificação dos riscos para o alcance dos objetivos estratégicos

Autores

  • Adriana Pereira Buskievicz UNEMAT
  • Claiton Pazzini Goulart

Resumo

As empresas constantemente buscam por resultados, entretanto é preciso planejamento, controle, estratégias e ferramentas internas. Há de ser ter cuidado, contudo, nos riscos ao serem tomadas determinadas decisões e nos riscos inerentes a atividade, devendo ser mitigados, e, para tanto, existe o gerenciamento de riscos. A fim de verificar se o gerenciamento de riscos realmente está sendo eficaz, foi criada a Auditoria Baseada em Risco (ABR). Este estudo tem como objetivo geral identificar os riscos para o alcance dos objetivos estratégicos organizacionais com uso da Auditoria Baseada em Risco associada ao red flags. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma instituição privada, paraestatal pertencente ao Sistema “S” que possui auditoria interna e gerenciamento de riscos. Os métodos utilizados foram pesquisa documental e bibliográfica e caráter qualitativo. Para coleta de dados, valeram-se do roteiro de entrevista semiestruturada para alta administração, questionários aos colaboradores, análise de documentos e observações in loco. Para análise posterior dos dados, utilizou – se o método Spink – Mapa de Associação. Ao final do estudo, percebeu que o processo de amadurecimento acerca de riscos ainda precisa ser melhorado. Ao mesmo tempo, existe a busca da melhora contínua não só no que tange à gestão de riscos como também em todos os processos internos. Dessa forma, quando a gestão de riscos for eficiente, a auditoria interna irá contribuir mediante o olhar crítico do auditor para o processo de controle dos riscos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Pereira Buskievicz, UNEMAT

Bacharel em Ciências Contábeis

Claiton Pazzini Goulart

Doutor em Ciência Política pela UERJ e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2010). É Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (1989). Pós-graduado em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001). Professor Concursado da Universidade do Estado de Mato. Grosso. Coordenador do Projeto de Pesquisa: Diagnóstico das restrições ao desempenho operacional/administrativo nas empresas de Sinop. Professor das seguintes disciplinas no curso de Ciências Contábeis do Campus Imperial de Sinop: Contabilidade Gerencial, Auditoria Contábil I e Auditoria Contábil II. Trabalha com os seguintes temas: inovação e estratégia empresarial. Membro da Rede de Pesquisadores de Políticas Públicas, Estado e Formação Humana. Membro da Equipe editorial da revista eletrônica Contabilidade & Amazônia do Curso de Ciências Contábeis do campus Imperial de Sinop- Unemat.

Downloads

Publicado

27/09/2019

Como Citar

Buskievicz, A. P., & Goulart, C. P. (2019). Auditoria baseada em risco e os red flags: identificação dos riscos para o alcance dos objetivos estratégicos. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 001–023. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6688

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>