Co-criação de valor: Um panorama dos estudos recentes

Autores

  • Geovane Paulo Sornberger UNEMAT
  • Arlete Redivo UNEMAT

Resumo

Co-criação consiste na interação entre consumidores e produtores quando da criação de valor ao mercado, situação cada vez mais presente nas organizações, dado o ambiente inovativo em que estão inseridas. Este artigo analisa as publicações recentes sobre esse tema com vistas a identificar os contextos explorados por esses estudos. As buscas realizadas na base de dados EBSCO Discovery Service resultaram na compilação de 125 papers, nos quais foram identificadas 94 palavras-chave que, após categorizadas, deram origem a oito contextos abordados com maior frequência durante o período analisado. Por meio de uma análise de conteúdo realizada nos resumos dessas publicações, encontramos evidências que sugerem que, em todos os oito contextos identificados, as organizações envolvidas estão se dando conta de que converter o consumidor em uma nova fonte de competência é essencial. Limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas ao final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Paulo Sornberger, UNEMAT

Possui doutorado acadêmico em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e mestrado acadêmico em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua como professor efetivo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT - Campus Universitário de Sinop-MT.

Arlete Redivo, UNEMAT

Possui graduação em Administração pela Universidade Paranaense-UNIPAR, especialização em Gestão de Negócios pela UFPR, Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Administração pela Universidade Vale dos Sinos - UNISINOS. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso

Downloads

Publicado

27/09/2019

Como Citar

Sornberger, G. P., & Redivo, A. (2019). Co-criação de valor: Um panorama dos estudos recentes. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 073–085. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6693

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>