Custeio baseado em atividades: estudo em uma indústria química.

Autores

  • Mariana Américo Brandão UNEMAT
  • Valdiva Rossato De Souza UNEMAT

Resumo

Trata-se de estudo de caso sobre a aplicabilidade do Custeio Baseado em Atividades (ABC) efetuado em uma indústria química que atua na fabricação de produtos de limpeza. O estudo teve por objetivo aplicar conceitos da Gestão Estratégica de Custos com a finalidade de minimizar distorções e possibilitar uma tomada de decisão mais acurada, bem como considerar os dispêndios com gastos relativos as especificidades do setor na formação do custo do produto. Após efetuar uma revisão bibliográfica acerca dos principais elementos do método ABC, descreveu-se o estudo efetuado. Inicialmente, fez-se a caracterização da empresa em que foi realizada a pesquisa. Em seguida, apresentaram-se os detalhamentos dos processos, e por último, são mencionadas as informações gerenciais necessárias que ocasionarão a implementação dessa forma de custeio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Américo Brandão, UNEMAT

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso

Valdiva Rossato De Souza, UNEMAT

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2015). Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo-USP (2003). Especialização em Perícia Contábil pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2001) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1998). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

Downloads

Publicado

27/09/2019

Como Citar

Brandão, M. A., & De Souza, V. R. (2019). Custeio baseado em atividades: estudo em uma indústria química. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 086–102. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6695