GESTÃO FINANCEIRA: a utilização da demonstração do fluxo de caixa para análise do capital de giro.

Autores

  • Thais Fath UNEMAT
  • Claiton Pazzini Goulart UNEMAT

Resumo

Este artigo ressalta a importância da gestão financeira nas organizações, utilizando comoferramenta principal a demonstração do fluxo de caixa, e o balanço patrimonial paraidentificar se a empresa se encontra em uma situação financeira estável em termos decaixa. Relata-se neste artigo que utilizando-se a demonstração do fluxo de caixa,juntamente com as informações obtidas no balanço patrimonial, a empresa consegueanalisar se o seu capital de giro verificando se seria suficiente para a sustentabilidade desuas atividades operacionais. Caso contrário a empresa deveria adotar uma outraestratégia para conseguir recursos e administrá-los. Neste sentido, foi realizado um estudoem uma empresa do ramo do agronegócio que possui maior representatividade no estadodo Mato Grosso sendo ele um dos responsáveis pelo aumento na produção brasileira e omesmo se encontra em primeiro lugar no ranking brasileiro como maior produtor dealgodão, milho e soja de acordo com IBGE (2017). O objetivo principal deste estudo éverificar a possibilidade de estar analisando o capital de giro por meio da DFC, sendoutilizando para esta analise a metodologia Lijphart juntamente com um estudoexploratório pode-se identificar através do dados coletados na demonstração do fluxo decaixa (DFC) e no balanço patrimonial que a DFC contribui com informações relevantessobre sua situação financeira, demonstrando realmente o valor do capital de giro que amesma possui de imediato em seu caixa, ou seja, traz informações valorosas e tempestivaspara os gestores na tomada de decisão, pois esta demonstração possui uma relação deconformidade com o capital de giro, já que os dois têm como finalidade apresentarinformações sobre os recursos da empresa, sendo que o primeiro recurso representa umdisponível e o segundo representa a necessidade que a empresa tem de suprir as suasobrigações a curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Fath, UNEMAT

Graduada em Ciências Contábeis pela UNEMAT

Claiton Pazzini Goulart, UNEMAT

Doutor em Ciência Política pela UERJ e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2010). É Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC (1989). Pós-graduado em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001). Professor Concursado da Universidade do Estado de Mato. Grosso.

Downloads

Publicado

12/07/2021

Como Citar

Fath, T., & Goulart, C. P. (2021). GESTÃO FINANCEIRA: a utilização da demonstração do fluxo de caixa para análise do capital de giro. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 111–134. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6701

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>