Capital Intelectual: Identificação e Tratamento pelos Contabilistas do Município de Sinop no ano de 2007
Palavras-chave:
Contabilidade, Capital Intelectual, Ativos Intangíveis.Resumo
Neste trabalho discorre-se acerca do capital intelectual, atendo-se ao tratamento que este recebe dos contabilistas no município de Sinop. Apresentam-se os principais conceitosinerentes ao tema, evidenciando algumas das metodologias utilizadas para a mensuração do capital intelectual. Para atingir o objetivo proposto, faz-se uma revisão de literatura, apresentando os principais conceitos e modelos de mensuração dos ativos intangíveis com o foco no capital intelectual e sua relevância para a contabilidade, como recurso econômico que gera grande transformação nas organizações e leva à procura constante por parte dos pesquisadores da área contábil por modelos para identificação e mensuração deste ativo intangível. Apresenta os resultados de uma pesquisa para identificar o tratamento dado ao capital intelectual pelos contabilistas de Sinop, onde fora constatado que embora compreendam a importância, os contabilistas não dão o devido tratamento ao tema.
Downloads
Referências
ANTUNES, M. T. P.: Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000.
BEUREN, I. M. (Org.) Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: pesquisa e prática. São Paulo: Atlas, 2004.
CUNHA, J. H. A contabilidade e o valor real das empresas: foco no capital intelectual. Universidade Estadual de Goiás, 2005.
HENDRIKSEN, E, S. e BREDA, F, V. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.
IUDÍCIBUS, S.; MARION, J. C. Introdução à teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.
KAPLAN, R. S., NORTON D. P.; Mapas Estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
KARSTEN, J. L. Capital Intelectual novo ativo das empresas. Instituto catarinense de pósgraduação. Florianópolis, 2003. Disponível em:
pdf>. Acesso em: 30 ago. 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PAULO, E. Capital Intelectual: formas alternativas de mensuração. Disponível em:
www.contabiliza.com.br/contabilidade>. Acesso em: 25 ago. 2007.
PACHECO, V. Mensuração e divulgação do Capital Intelectual nas demonstrações Contábeis: teoria e empiria. Curitiba: CRC Paraná, 2005.
SHIMIDT, P.; SANTOS J. L. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.