O CAMPO DE ESTUDOS SOBRE A CONTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EM SINOP

Autores/as

  • Fernanda Josende Coan Unemat
  • Larissa Cubar UNEMAT
  • Thalysson Renan Bitencourt Machado UNEMAT

Palabras clave:

Campo de estudos. Contabilidade. Ciências Contábeis.

Resumen

Em razão de o mercado de trabalho estar cada vez mais competitivo e tendo em vista a necessidade de uma boa formação profissional, o curso de Ciências Contábeis oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop, viu a necessidade de conhecer o campo de estudos do referido curso, possibilitando o conhecimento das disciplinas e as ferramentas nele exploradas. Esta pesquisa possibilitou conhecer o cenário da contabilidade na UNEMAT em Sinop/MT, tendo como objetivo de estudo a identificação e a análise da produção sobre a contabilidade no período de 2001 a 2011. Foi analisado 339 trabalhos de conclusão de curso nos quais foram identificadas as abordagens das disciplinas, ferramentas, metodologia e o tratamento dos dados de cada trabalho. Finalizou-se com a elaboração da agenda de pesquisa como sugestões de disciplinas e ferramentas nelas utilizadas, possibilitando que novas pesquisas em áreas pouco exploradas, baseadas nos trabalhos defendidos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a qual é que mais se destacou no ENADE e possui disponível seu acervo digital, além de possuir uma revista científica conceituada. Com os resultados obtidos verifica-se a evolução do tratamento da contabilidade na UNEMAT em Sinop/MT e a variedade de assuntos ligados ao tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Josende Coan, Unemat

Graduada em Ciencias Contábeis pela UFMT, mestre em Ciências Sociais pela UNISINOS, atua no departamento de ciências contábeis da UNEMAT.

Publicado

2013-02-28

Cómo citar

Coan, F. J., Cubar, L., & Machado, T. R. B. (2013). O CAMPO DE ESTUDOS SOBRE A CONTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO EM SINOP. Revista Contabilidade & Amazônia, 4(1), 19–33. Recuperado a partir de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/6637