Como as empresas do Agronegócio Matogrossense utilizam Práticas Contemporâneas de Marketing?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcaa.v21i2.11294

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Prática Contemporânea de Marketing, Inovação em Marketing, Agronegócio

Resumo

As práticas contemporâneas de marketing, na perspectiva relacional, focalizam o processo de relacionamento com clientes e/ou outras organizações do mercado, e variam conforme o nível de interação, proximidade, personalização e frequência de contatos da empresa. Este estudo buscou analisar as práticas contemporâneas e de inovação em marketing de empresas do ramo de agronegócios do Norte de Mato Grosso, no âmbito das dimensões da perspectiva relacional propostas no modelo conceitual de Coviello, Brodie e Munro (1997) e Coviello, Milley e Marcolin (2001). Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e com dados coletados via survey. A análise dos dados foi via estatística descritiva, categorizando as análises por porte e ramo de atividade dentro do contexto do Agronegócio. Verificou-se nos resultados a utilização das práticas contemporâneas de marketing e as métricas de mensuração do desempenho de marketing contemporâneo no setor do Agronegócio. Os resultados revelaram que as empresas investem conjuntamente em estratégias de marketing, principalmente no marketing interativo; utilizam estratégias de prospecção de clientes, investem no desenvolvimento de relacionamentos cooperativos com os clientes; avaliam o seu desempenho de marketing e observaram um aumento significativo no faturamento e lucratividade em relação às estratégias de marketing utilizadas. Este estudo gera contribuições tanto acadêmico-teórica como prático-gerencial. As evidências empíricas coletadas contribuem para ampliar o conhecimento teórico sobre as estratégias da utilização das práticas de marketing na perspectiva relacional nas organizações que atuam no ramo de Agronegócio, e oferece subsídios para a tomada de decisão dos gestores de marketing e/ou proprietários de empresas em relação à prática e inovação de marketing na construção de relacionamentos duradouros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMONINI, C.; MCCOLL-KENNEDY, J.; SOUTAR, G.; SWEENEY, J. How professional service firms compete in the market: an exploratory study. Journal of Marketing Management, v. 26, n. 1-2, p. 28-55, 2010.

BRODIE, R. J.; COVIELLO, N. E.; WINKLHOFER, H. Contemporary Marketing Practices research program: a review of the first decade. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 23, n. 2, p. 84-94, 2008.

CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/boletins/pib-do-agronegocio-alcanca-participacao-de-26-6-no-pib-brasileiro-em-2020. Acesso em 11 de junho de 2021.

CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/boletins/pib-do-agronegocio-alcanca-participacao-de-26-6-no-pib-brasileiro-em-2020. Acesso em 11 de junho de 2021.

COVIELLO, N. E.; BRODIE, R. J.; MUNRO, H. J. Understanding contemporary marketing: development of a classification scheme. Journal of Marketing Management, v. 13, n. 6, p. 501-522, 1997.

COVIELLO, N. E.; BRODIE, R. J.; MUNRO, H. J. A investigação da prática de marketing pelo tamanho da empresa. Journal of Business Venturing, v. 15, n. 5/6, p. 523-545, 2000.

COVIELLO, N. E.; MILLEY, R.; MARCOLIN, B. Understanding IT-enabled interactivity in contemporary marketing. Journal of Interactive Marketing, v. 15, n. 4, p. 18-33, 2001.

COVIELLO, N. E.; BRODIE, R. J.; DANAHER, P. J.; JOHNSTON, W. J. How firms relate to their markets: an empirical examination of contemporary marketing practices. Journal of Marketing, v. 66, n. 3, p. 33-46, 2002.

DAY, G. S.; BENS, K. J. Capitalizing on the internet opportunity. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 20, n. 4/5, p. 160-168, 2005.

EFREMENKO, I.; BONDARENKO, V.; ROMANISHINA, T.; RUDOY, D.; OLSHEVSKAYA, A. Application issues of spatial interaction marketing in the regional agribusiness sustainable development. E3S Web Conf, v. 273, 2021 XIV International Scientific and Practical Conference “State and Prospects for the Development of Agribusiness - INTERAGROMASH 2021.

ERGASHEV, R. K.; RAVSHANOV, A. D. Ways of Strategic Development and Increase of Competitiveness of Agricultural Enterprises. JournalNX, vol. 7, no. 1, p. 99-105, 2021.

ENSSLIN, L.; SARQUIS, A.; CITTADIN, J.; CHAVES, L. Evidenciação do estado da arte sobre marketing para pequenas empresas: levantamento e análise do período 2003-2013. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 9, n. 3, p. 2-21, 2015.

EKMAN, P.; ERIXON, C.; THILENIUS, P. Information technology utilization for industrial marketing activities: the IT – marketing gap. Journal of Business & Industrial Marketing, vol. 30, no. 8, p. 926-938, 2015.

FARHA, A. K.; KOKU, P.S.; AL-KWIFI, S.O.; AHMED, Z.U. Services marketing practices in diverse cultures: Canada compared to Qatar. Journal of Services Marketing, vol. 33 no. 7, p. 771-782, 2019.

FRANCISCO, D. C.; MIRANDA, S. H. G. D.; XIMENES, V. P.; BADEJO, M. S. Agronegócios. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015. 172 p.

GREGUREC, I.; VRANEEVI, T.; DOBRINI, D. A importância do marketing de banco de dados na publicidade em redes sociais. International Journal of Management Cases, v. 13, n. 4, 165-172, 2011.

HOECKESFELD, L.; ALVES, C. S. R.; CITTADIN, J.; SOUZA, M. J. B. Por onde anda o Marketing de Relacionamento? Anais do Enanpad 2018 – Curitiba/PR, 2018.

HOECKESFELD, L.; SARQUIS, A. B.; URDAN, A. T.; COHEN, E. D. Contemporary marketing practices approaches in the professional services industry in Brazil. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 14, n. 1, p. 56-75, 2020.

IMEA - Instituto Matro-grossense de Economia Agropecuária, 2018. Disponível em: http://www.imea.com.br/imea-site/view/uploads/estudos-customizados/Onde_estão_as_%20grandes_oportunidades_do_agro_Uma_visão_de_dentro_da_porteira.pdf - Acesso em 11 de agosto de 2021.

KILLIAN, G.; MCMANUS, K. Uma abordagem de comunicação de marketing para a era digital: Diretrizes gerenciais para integração de mídia social. Horizontes de negócios, v. 58, n. 5, 539-549, 2015.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 739 p.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: foco na decisão. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2014.

MENELEC, V.; JONES, B. Networks and marketing in small professional service businesses. Journal of Research in Marketing and Entrepreneurship, v. 17, n. 2, p. 193- 211, 2015.

NOBRE, H.; SILVA, D. Estratégia de marketing de rede social e benefícios da estratégia de PME. Journal of Transnational Management, v. 19, n. 2, p. 138-151, 2014.

PARSONS, E.; MACLARAN, P.; CHATZIDAKIS, A. Contemporary issues in marketing and consumer behaviour. Routledge, 2017.

PEREIRA A.S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UAB/NTE/UFSM, 2018. E-book.

REID, M. Contemporary marketing in professional services. Journal of Services Marketing, v. 22, n. 5, p. 374-384, 2008.

ROGAN, M.; MORS, M. Managerial networks and exploration in a professional service firm. Organization Studies, v. 38, n. 2, 225-249, 2017.

SALVACRUZ, J. C. Competitiveness of the United States and the ASEAN in the International Agricultural Market. Journal of Food Distribution Research, v. 27, n. 1, p. 81-89, 1996.

SARQUIS, A.; PIZZINATTO, N.; GIULIANI, A.; PONTES, A. Estratégias de marketing: estudo no setor de agências de viagens e turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 9, n. 2, 298-320, 2015. doi: https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.862

SARQUIS, A. B.; HOECKESFELD, L.; SOARES, J. C.; NUNES, N. A.; ARRUDA, C. D. Levantamento da Produção Científica Internacional Sobre Marketing de Relacionamento no Contexto de Serviços Profissionais. International Journal of Business Marketing, v. 2, n. 1, 2017.

SARQUIS, A. B.; HOECKESFELD, L.; FAVRETTO, J.; COHEN, E. D. An Analysis Of The International Scientific Production On Contemporary Marketing Practices. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 1, p. 100-122, 2019a.

SARQUIS, A. B.; HOECKESFELD, L.; CITTADIN, J.; LENZI, F. C. Práticas Contemporâneas de Marketing na Perspectiva Relacional em Empresas de Serviços de Contabilidade. Revista Contabilidade, Gestão e Governança, v. 22, n. 1, p. 59-84, 2019b.

SNA - Sociedade Nacional de Agricultura. Disponível em: https://www.sna.agr.br/agronegocio/. Acesso em 11 de junho de 2021.

SWEENEY, J.; SOUTAR, G.; MCCOLL-KENNEDY, J. The marketing practices-performance relationship in professional service firms. Journal of Service Management, v. 22, 3. ed. p. 292-316, 2011. doi: https://doi.org/10.1108/09564231111136845

TARGINO, L. T.; URDAN, A. T.; CHAUVEL, M. A. As Práticas de marketing, entre transações e relacionamentos, de empresas no Brasil. Brazilian Business Review (BBR), v. 10, n. 2, p. 124-141, 2013.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014. 664 pSOARES, D.F.; FARIA, A.M.; ROSA, A.H. Análise de risco de contaminação de águas subterrâneas por resíduos de agrotóxicos no município de Campo Novo do Parecis (MT), Brasil. Engenharia Sanitária e Ambiental, v.22, n.2, p.277-284, 2017.

Downloads

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Hoeckesfeld, L., & Souza Costa, I. (2024). Como as empresas do Agronegócio Matogrossense utilizam Práticas Contemporâneas de Marketing?. Revista De Ciências Agro-Ambientais, 21(2), 103–114. https://doi.org/10.30681/rcaa.v21i2.11294

Edição

Seção

Economia e Administração do Agronegócio