Como as empresas do Agronegócio Matogrossense utilizam Práticas Contemporâneas de Marketing?
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcaa.v21i2.11294Palabras clave:
Estratégias de Marketing, Prática Contemporânea de Marketing, Inovação em Marketing, AgronegócioResumen
As práticas contemporâneas de marketing, na perspectiva relacional, focalizam o processo de relacionamento com clientes e/ou outras organizações do mercado, e variam conforme o nível de interação, proximidade, personalização e frequência de contatos da empresa. Este estudo buscou analisar as práticas contemporâneas e de inovação em marketing de empresas do ramo de agronegócios do Norte de Mato Grosso, no âmbito das dimensões da perspectiva relacional propostas no modelo conceitual de Coviello, Brodie e Munro (1997) e Coviello, Milley e Marcolin (2001). Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e com dados coletados via survey. A análise dos dados foi via estatística descritiva, categorizando as análises por porte e ramo de atividade dentro do contexto do Agronegócio. Verificou-se nos resultados a utilização das práticas contemporâneas de marketing e as métricas de mensuração do desempenho de marketing contemporâneo no setor do Agronegócio. Os resultados revelaram que as empresas investem conjuntamente em estratégias de marketing, principalmente no marketing interativo; utilizam estratégias de prospecção de clientes, investem no desenvolvimento de relacionamentos cooperativos com os clientes; avaliam o seu desempenho de marketing e observaram um aumento significativo no faturamento e lucratividade em relação às estratégias de marketing utilizadas. Este estudo gera contribuições tanto acadêmico-teórica como prático-gerencial. As evidências empíricas coletadas contribuem para ampliar o conhecimento teórico sobre as estratégias da utilização das práticas de marketing na perspectiva relacional nas organizações que atuam no ramo de Agronegócio, e oferece subsídios para a tomada de decisão dos gestores de marketing e/ou proprietários de empresas em relação à prática e inovação de marketing na construção de relacionamentos duradouros.
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