Avaliação de propriedades físico-anatômicas de duas madeiras usadas na produção de pisos
DOI:
https://doi.org/10.5327/rcaa.v15i2.1966Abstract
As madeiras de jatobá (Hymenaea sp.) e ipê (Tabebuia sp.) são consideradas como nobres para a produção de madeira serrada, com aspectos visuais atraentes e alta durabilidade natural, sendo utilizadas na produção de pisos na região do extremo norte do estado de Mato Grosso. O estudo das propriedades físicas e anatômicas dessas madeiras são de grande importância, podendo assim avaliar melhor o seu potencial tecnológico e ampliar o conhecimento sobre essas espécies. Este trabalho teve como objetivo determinar algumas propriedades físico-anatômicas das madeiras do jatobá e ipê utilizáveis na produção de pisos. Foram avaliadas as densidades básica e aparente, contrações volumétricas e lineares parciais e totais, com base na NBR 7190 (ABNT, 1997). Realizou-se também uma descrição anatômica qualitativa dessas duas madeiras com base nas recomendações da Iawa Committee (1989). Os resultados mostraram que a madeira de jatobá apresentou os menores valores de densidades básica e aparente e os maiores valores de contrações lineares e volumétricas e do fator anisotrópico de contração, tanto total quanto parcial. Observou-se diferenças também na constituição anatômica qualitativa das madeiras dessas duas espécies. Com base nos resultados, conclui-se que as madeiras apresentam diferenças de suas propriedades físico-anatômicas, embora ambas sejam aptas para a produção de pisos de madeira serrada.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Wescley Viana Evangelista, Everton Dondoni da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC ND 4.0)
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
A obra Revista de Ciências Agroambientais (ISSN 1677-6062) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.