Avaliação de propriedades físico-anatômicas de duas madeiras usadas na produção de pisos
DOI:
https://doi.org/10.5327/rcaa.v15i2.1966Resumen
As madeiras de jatobá (Hymenaea sp.) e ipê (Tabebuia sp.) são consideradas como nobres para a produção de madeira serrada, com aspectos visuais atraentes e alta durabilidade natural, sendo utilizadas na produção de pisos na região do extremo norte do estado de Mato Grosso. O estudo das propriedades físicas e anatômicas dessas madeiras são de grande importância, podendo assim avaliar melhor o seu potencial tecnológico e ampliar o conhecimento sobre essas espécies. Este trabalho teve como objetivo determinar algumas propriedades físico-anatômicas das madeiras do jatobá e ipê utilizáveis na produção de pisos. Foram avaliadas as densidades básica e aparente, contrações volumétricas e lineares parciais e totais, com base na NBR 7190 (ABNT, 1997). Realizou-se também uma descrição anatômica qualitativa dessas duas madeiras com base nas recomendações da Iawa Committee (1989). Os resultados mostraram que a madeira de jatobá apresentou os menores valores de densidades básica e aparente e os maiores valores de contrações lineares e volumétricas e do fator anisotrópico de contração, tanto total quanto parcial. Observou-se diferenças também na constituição anatômica qualitativa das madeiras dessas duas espécies. Com base nos resultados, conclui-se que as madeiras apresentam diferenças de suas propriedades físico-anatômicas, embora ambas sejam aptas para a produção de pisos de madeira serrada.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Wescley Viana Evangelista, Everton Dondoni da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY NC ND 4.0)
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
A obra Revista de Ciências Agroambientais (ISSN 1677-6062) está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.