Arte em Cena: Experiência de Produção de Oficinas de Arte como Recurso Pedagógico em uma Escola de Ensino Fundamental, 2012-2014, Cáceres MT

Autores

  • Josiane Magalhães
  • Edneusa Maria Benevides
  • Talita Gomes da Silva
  • Flávia Vilalva
  • Marcelo Luis Grassi Beck
  • Reginaldo Pereira de Souza
  • Maria Madalena Ribeiro Luziano
  • Renata Lourenço

Resumo

O presente relato refere-se a experiência do projeto desenvolvido junto a uma escola de ensino fundamental em Cáceres MTao longo de três anos e que se propôs a realizar oficinas de teatro e artes com o intuito de gerar reflexões sobre a realidade social que nos cerca. Visou também apresentar as perspectivas pedagógicas do grupo no uso da arte como ferramenta de educação e reeducação social. Buscou estabelecer um diálogo entre estudantes e professores da escola envolvida, acerca do uso do teatro como expressão cultural e reflexão sobre o cotidiano. Teve como intenção produzir reflexões sobre as temáticas abordadas por peças coletivamente construídas, cujos scripts abordam questões sociais relevantes como o preconceito, a religiosidade, as opções sexuais e problemas de ordem laboral como o burnout e de relacionamento social como o bullying, aspectos relativos a saúde coletiva e ações realizadas ao longo da vida das pessoas, fomentando o desperta dos estudantes envolvidos para seu potencial artístico nos diferentes espaços de expressão artística: declamação de poesias, teatro, canto, dança, desenho, esculturas e pintura.

Downloads

Publicado

29/03/2016

Como Citar

Magalhães, J., Benevides, E. M., Silva, T. G. da, Vilalva, F., Beck, M. L. G., Souza, R. P. de, Luziano, M. M. R., & Lourenço, R. (2016). Arte em Cena: Experiência de Produção de Oficinas de Arte como Recurso Pedagógico em uma Escola de Ensino Fundamental, 2012-2014, Cáceres MT. Revista Cultura & Extensão UNEMAT, 1(1), 73–82. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rceu/article/view/1139

Edição

Seção

ARTIGOS