OS DISCURSOS REFERENTES A CURRÍCULOS E PLANEJAMENTO CURRICULAR EM CIRCULAÇÃO NA BNCC E NO DRC-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.10826

Palavras-chave:

Análise do Discurso

Resumo

Este artigo se inscreve na perspectiva teórica da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux, na França e desenvolvida por Eni Orlandi, no Brasil e propõe como objetivo analisar as discursividades em torno da elaboração dos “Currículos” e “Planejamento Curricular”, tomando-as como prática política da produção de sentido, procurando compreendê-las e, assim, dar visibilidade ao modo como se materializam na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017) e no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso - DRC-MT (2018).  

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Moreira dos Santos Velozo, UNEMAT

    Doutora em Linguística  pela UNEMAT. E-mail: mormsn@hotmail.com

  • Dra. Joelma Aparecida Bressanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística. https://orcid.org/0000-0002-5684-4961/joelmaab@hotmail.com.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, Subsecretária de Edições Técnicas. 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017.

BRESSANIN, Joelma Aparecida et al. As discursividades sobre a formação do professor. In: NUNES, Silvia Regina; SILVA, Agnaldo Rodrigues da; KARIM, Jocineide Macedo; MOTTA, Ana Luiza Artiaga R. (Orgs). Sujeito e Memória: Lugares Constitutivos. Canoinas, SP: Pontes Editores, 2016. Coleção Enalihc.

DA SILVA, Maria Aparecida. História do currículo e currículo como construção histórico-cultural. 2006.

DOS SANTOS, Cristiane Pereira; BRESSANIN, Joelma Aparecida. Gramática e redação no século XXI: um estudo sobre o processo de escrita no espaço digital das fanfictions. In: PFEIFFER, Claudia; DIAS Juciele Pereira; NOGUEIRA, Luciana. (Orgs). Língua, Ensino, Tecnologia. Campinas, SP: Pontes Editores, pp. 313-327.

FRANCINI, Eduardo Fernando; MORENO-PIZANI, Maria Alejandra. Os Impactos da Base Nacional Comum Curricular na Construção do Currículo Piracicabano. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 4, pp. 1645-1667, 2020.

GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa-e a Base Nacional Comum Curricular. Retratos da Escola, v. 9, n. 17, 2015.

LAGAZZI, Suzy. O recorte significante na memória. O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, v. 1, pp. 67-78, 2009.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso: concepções para a Educação Básica. Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso. Cuiabá: SEDUC/MT, 2018.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB. nº 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481-rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192: Acesso em: 10/01/2021.

NOGUEIRA, Luciana; DIAS, Juciele Pereira. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em disputa na lógica das competências. Revista Investigações, v. 31, n. 02, 2018.

ORLANDI, Eni Pucinelli. Michel Pêcheux e Análise de Discurso/Michel Pêcheux et l` Analyse de Discours. Estudos da Lingua(gem), Vitória da Conquista. n.1, pp. 9-13, 2005.

ORLANDI, Eni Pucinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8 ed. Campinas, SP. Pontes, 2012a.

ORLANDI, Eni Pucinelli. Discurso e texto: Formulação e circulação dos sentidos. 4 Ed. Pontes Editores, Campinas, 2012b.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso. In: ORLANDI, Eni P.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (Org). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, pp. 13-37, 2017a.

ORLANDI, Eni Pucinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes Editores. 2017b.

PÊCHEUX, Michel. (1969) Análise automática do discurso. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi e Greciely Costa. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

PFEIFFER, Claudia Castellanos. Políticas públicas de ensino. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas, Editora RG, pp. 85-99, 2010.

PFEIFFER, Claudia Regina Castellanos. Reforma do Ensino Médio–a evidência de uma liberdade de escolha em uma escola para todos. Cadernos de Letras da UFF, v. 28, n. 57, pp. 27-51, 2018.

SARIAN. Maristela Cury. Tecnologias de escrita e constituição da autoria em práticas de ensino no entremeio escola/universidade. In: PFEIFFER, Claudia; DIAS Juciele Pereira; NOGUEIRA, Luciana. (Orgs). Língua, Ensino, Tecnologia. Campinas, SP: Pontes Editores, pp. 155-176, 2020.

SILVA, Mariza Vieira da. Uma Base Nacional Curricular Comum para a leitura nas escolas brasileiras: a política e o político. Análise de discurso em rede: cultura e mídia, v. 3, pp. 315-332, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

OS DISCURSOS REFERENTES A CURRÍCULOS E PLANEJAMENTO CURRICULAR EM CIRCULAÇÃO NA BNCC E NO DRC-MT. (2023). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.10826

Artigos Semelhantes

41-50 de 143

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.