ATITUDES DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO RELACIONADAS AO ROTACISMO:

AQUI NÃO É O LUGAR DE MARIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.10988

Palavras-chave:

Rotacismo, Preconceito Linguístico, Escola, Livros Didáticos

Resumo

O rotacismo é um fenômeno linguístico estigmatizado e alvo de preconceito linguístico em vários lugares, como nos espaços educacionais. Nessa direção, este artigo investigou se o rotacismo manifestado na fala de Maria, funcionária de uma escola, afetou a sua comunicação com outras pessoas. De modo secundário, investigamos, também, em que medida a pluralidade linguística foi contemplada nos livros didáticos de Língua Portuguesa e no Projeto Político Pedagógico dessa instituição. Para tanto, nos amparamos em teóricos da Sociolinguística Variacionista, como Labov (1972), Bagno (2007), entre outros. Realizamos um estudo dedutivo-bibliográfico de base exploratória, que se valeu dos pressupostos do “professor-pesquisador” sugerido por Bortoni-Ricardo (2008). Os dados apontaram que o rotacismo não afetou a compreensão entre Maria e seus interlocutores. Entretanto, ela sofreu preconceito linguístico pelo modo como falava. Os dados ainda permitiram afirmar que tais atitudes estão relacionadas à falta de discussão sobre a pluralidade linguística no PPP da escola e no livro didático. Por fim, verificou-se que o preconceito sobre a sua maneira de falar tem origem em uma quebra de expectativas, pois, para os preconceituosos, Maria enquanto trabalhadora de uma escola, não poderia utilizar uma variação linguística marginalizada.

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Biografia do Autor

  • Solange Aparecida Benacchio, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Aluna regular do curso de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduada em Letras - Português pela Universidade do Estado de Mato Grosso . Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado Filho. Professora de língua portuguesa do Colégio Imaculada Conceição-Cáceres/MT. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Linguagem, tecnologia e contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA)" coordenado pelo prof. Dr. Valdir Silva. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada e tem interesse nos respectivos temas: Redes sociais e ensino, multiletramentos, metodologias ativas para o ensino de Língua Portuguesa.

  • Adson Luan Duarte Vilasboas Seba, Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT

    Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT- Campus Cáceres. Membro do grupo de pesquisa Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA).  E-mail: adson.seba@unemat.br

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Publicado

03.09.2023

Como Citar

ATITUDES DE PRECONCEITO LINGUÍSTICO RELACIONADAS AO ROTACISMO:: AQUI NÃO É O LUGAR DE MARIA. (2023). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.10988

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