O EMBATE DE IDEOLOGIAS NAS MANIFESTAÇÕES CONTRA A VINDA DO PAPA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1115Resumo
Objetiva-se, neste trabalho, discutir sobre o embate de ideologias que se pressupõe presente nos discursos das manifestações contra a vinda do Papa ao Brasil, em 2013, esboçadas no artigo “Ateus farão ‘desbatismo’ coletivo para protestar contra visita do Papa” publicado no blog “Jesus Maneiro”, em 2013. Para tanto, promove-se um diálogo com Fernanda Mussalim, em seu trabalho Análise do Discurso (2006). Recorre-se à autora para compreensão teórica do assunto, bem como do próprio corpus deste trabalho no que se refere à questão de haver nele o embate de ideologias: a ateísta e a religiosa. Com base no diálogo com Mussalim, a principal conclusão alcançada foi a de que há, no discurso da associação de ateus, a pretensão de homogeneidade a partir de seu confronto com o outro (o discurso religioso), no entanto, mesmo inconscientemente, seu discurso não está em embate, mas entrelaçado ao discurso ao qual diz se opor.Downloads
Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.101- 139.
ATEUS farão “desbatismo” coletivo para protestar contra visita do papa. Jesus Manero. Jul, 2013. Disponível em: < http://jesusmanero.blog.br/ateus-farao-desbatismo-coletivo-para-protestar-contra-visita-do-papa/ >. Acesso em: 28 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).