O EMBATE DE IDEOLOGIAS NAS MANIFESTAÇÕES CONTRA A VINDA DO PAPA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1115Resumo
Objetiva-se, neste trabalho, discutir sobre o embate de ideologias que se pressupõe presente nos discursos das manifestações contra a vinda do Papa ao Brasil, em 2013, esboçadas no artigo “Ateus farão ‘desbatismo’ coletivo para protestar contra visita do Papa” publicado no blog “Jesus Maneiro”, em 2013. Para tanto, promove-se um diálogo com Fernanda Mussalim, em seu trabalho Análise do Discurso (2006). Recorre-se à autora para compreensão teórica do assunto, bem como do próprio corpus deste trabalho no que se refere à questão de haver nele o embate de ideologias: a ateísta e a religiosa. Com base no diálogo com Mussalim, a principal conclusão alcançada foi a de que há, no discurso da associação de ateus, a pretensão de homogeneidade a partir de seu confronto com o outro (o discurso religioso), no entanto, mesmo inconscientemente, seu discurso não está em embate, mas entrelaçado ao discurso ao qual diz se opor.Referências
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8.ed. Curitiba: Positivo, 2010.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2006. p.101- 139.
ATEUS farão “desbatismo” coletivo para protestar contra visita do papa. Jesus Manero. Jul, 2013. Disponível em: < http://jesusmanero.blog.br/ateus-farao-desbatismo-coletivo-para-protestar-contra-visita-do-papa/ >. Acesso em: 28 ago. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).