O Entre memória e trajetória do sobrenome Deluchi: Um estudo pelo viés da Semântica da Enunciação.

Autores

  • Vitoria Deluqui Moura Unemat
  • Taisir Mahmudo Karim Unemat
  • Elisandra Benedita Szubris Unemat

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11614

Palavras-chave:

Sobrenome. Variação gráfica. Semântica do Acontecimento

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise semântico-enunciativa do sobrenome de origem italiana Deluchi e as respectivas variações gráficas apresentadas por este sobrenome, em Mato Grosso: Deluque e Deluqui. Tomaremos como objeto de investigação o estudo do nome próprio pela perspectiva da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2005, 2018). A abordagem do nome próprio, nessa perspectiva, se configura a partir do olhar para a enunciação, observando os sentidos desses nomes nos textos em que aparecem, em diferentes acontecimentos. Assim, pretendemos analisar como um sobrenome estrangeiro significa no Espaço de Enunciação do Brasil. Para as análises selecionamos quatro recortes em que aparecem os seguintes nomes: Dom Luiz Deluchi, Santiago Deluchi, André Deluque e Victório Manoel Deluqui. Como resultado, demonstramos que é no funcionamento da(s) língua(s) que estes nomes significam, através de diferentes falares marcados pelo tempo/espaço/dizer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taisir Mahmudo Karim, Unemat

    Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1990), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor adjunto nível X da Universidade do Estado de Mato Grosso. Foi reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (2002-2010), coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística/UNEMAT (2015-2018), vice-presidente da ANPOLL (2016-2018), foi coordenador, foi diretor do Instituto de Linguagem/UNEMAT (2001-2002). Atualmente é professor do Curso de Letras e do PPGL da UNEMAT, coordenador/membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem - CEPEL, Diretor de Gestão em Educação à Distância/UNEMAT. Coordena o projeto de pesquisa Significar Mato Grosso. Coordenou o projeto Atlas dos Nomes que Dizem Histórias das Cidades Brasileiras - Um Estudo Semântico-Enunciativo dos Nomes Próprios/CNPq/Fapemat. Coordena o Grupo de Pesquisa UNEMAT/CNPq - Mato Grosso: falares e modos de Dizer. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres (IHGC). Publicou diversos artigos em periódicos e livros. Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Lingüística, com ênfase em Semântica e Enunciação, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de nominalização e estudo da significação de nomes.

  • Elisandra Benedita Szubris, Unemat

    Doutora em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Possui graduação em Letras/Português (2008),especialização em Linguística (2010) e mestrado em Linguística (2014), ambas as qualificações realizadas na UNEMAT. Atuou como professora interina no departamento de Letras da mesma instituição e como tutora de Educação a Distância na UAB (Universidade Aberta do Brasil). Desenvolve pesquisas na área de concentração: Estudos de processos linguísticos. Linha de pesquisa: Estudos de processos de significação com ênfase nos seguintes temas: formação nominal, processo de nominalização e estudo da significação de nomes.

Referências

Biblioteca Nacional Digital. Disponível <https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso 12/02/2023.

Biblioteca Nacional Digital. Disponível<http://memoria.bn.br/ >. Acesso 04/04/2023.

CORRÊA, V., CORRÊA, L.S Memorandum de Manoel Cavassa, Campo Grande: Ed UFMS,1997.

Enciclopédia livre, Dom. Disponível em: >https://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_(t%C3%ADtulo). Acesso em: 05/04/2023.

Enciclopédia livre, Reino Sardenha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Sardenha>. Acesso em: 05/04/2023.

GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: Um estudo enunciativo da designação/Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Ponte,2002.

GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018a.

GOMES, C. T. A. C. Italianos em Mato Grosso: fronteiras de imigração no caminho das águas do Prata (1856 a 1914). Cuiabá: estrelinha; EDUFMAT,2011.

Museu de Imigração Ilhas das Flores. Disponível em >https://www.hospedariailhadasflores.com.br/museu-da-imigracao >. Acesso 20/04/2023.

SILVA, J. V. Da mistura de cores (política de povoamento e população na capitania de Mato Grosso - século XVIII), Cuiabá, editora da UFMT, 1995.

Sobrenome info. Disponível em: <https://sobrenome.info/sobrenome-lucchi.> Acesso em: 29/03/2023.

Downloads

Publicado

02.08.2025

Como Citar

Deluqui Moura, V., Mahmudo Karim, T., & Benedita Szubris, E. (2025). O Entre memória e trajetória do sobrenome Deluchi: Um estudo pelo viés da Semântica da Enunciação. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e11614. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11614