O Entre memória e trajetória do sobrenome Deluchi: Um estudo pelo viés da Semântica da Enunciação.
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v18i01.11614Palavras-chave:
Sobrenome. Variação gráfica. Semântica do AcontecimentoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise semântico-enunciativa do sobrenome de origem italiana Deluchi e as respectivas variações gráficas apresentadas por este sobrenome, em Mato Grosso: Deluque e Deluqui. Tomaremos como objeto de investigação o estudo do nome próprio pela perspectiva da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002, 2005, 2018). A abordagem do nome próprio, nessa perspectiva, se configura a partir do olhar para a enunciação, observando os sentidos desses nomes nos textos em que aparecem, em diferentes acontecimentos. Assim, pretendemos analisar como um sobrenome estrangeiro significa no Espaço de Enunciação do Brasil. Para as análises selecionamos quatro recortes em que aparecem os seguintes nomes: Dom Luiz Deluchi, Santiago Deluchi, André Deluque e Victório Manoel Deluqui. Como resultado, demonstramos que é no funcionamento da(s) língua(s) que estes nomes significam, através de diferentes falares marcados pelo tempo/espaço/dizer.
Downloads
Referências
Biblioteca Nacional Digital. Disponível <https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/> Acesso 12/02/2023.
Biblioteca Nacional Digital. Disponível<http://memoria.bn.br/ >. Acesso 04/04/2023.
CORRÊA, V., CORRÊA, L.S Memorandum de Manoel Cavassa, Campo Grande: Ed UFMS,1997.
Enciclopédia livre, Dom. Disponível em: >https://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_(t%C3%ADtulo). Acesso em: 05/04/2023.
Enciclopédia livre, Reino Sardenha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_da_Sardenha>. Acesso em: 05/04/2023.
GUIMARÃES, E. Semântica do acontecimento: Um estudo enunciativo da designação/Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Ponte,2002.
GUIMARÃES, E. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018a.
GOMES, C. T. A. C. Italianos em Mato Grosso: fronteiras de imigração no caminho das águas do Prata (1856 a 1914). Cuiabá: estrelinha; EDUFMAT,2011.
Museu de Imigração Ilhas das Flores. Disponível em >https://www.hospedariailhadasflores.com.br/museu-da-imigracao >. Acesso 20/04/2023.
SILVA, J. V. Da mistura de cores (política de povoamento e população na capitania de Mato Grosso - século XVIII), Cuiabá, editora da UFMT, 1995.
Sobrenome info. Disponível em: <https://sobrenome.info/sobrenome-lucchi.> Acesso em: 29/03/2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Estudos Acadêmicos de Letras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).