SOBRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DISCURSIVIZADA NO MUSEU
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v16.11660Palavras-chave:
Memória. História. Holocausto. Museu. Infância.Resumo
A memória estigmatizada na história dos horrores sofridos pela humanidade ressoa por seus efeitos nos museus e memoriais. É o que se busca compreender neste estudo a partir de análises de uma materialidade que está exposta no Museu do Holocausto de Curitiba (MHC) que discursiviza a infância. As análises dessa materialidade ancoram-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux no final dos anos sessenta. A questão a ser respondida é: Como por essa materialidade se constituem efeitos de sentidos de uma infância roubada pelos horrores da perseguição daqueles que se transformaram em vulneráveis? Com vistas a responder essa questão, mobilizamos noções que constituem redes em torno da memória, da história, destacando os lugares de memória.
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