SOBRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DISCURSIVIZADA NO MUSEU

Autores

  • Adriana Cristina Bernardim UNICENTRO
  • Leandro  Tafuri UFPR
  • Maria Cleci Venturini Unicentro/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.11660

Palavras-chave:

Memória. História. Holocausto. Museu. Infância.

Resumo

A memória estigmatizada na história dos horrores sofridos pela humanidade ressoa por seus efeitos nos museus e memoriais. É o que se busca compreender neste estudo a partir de análises de uma materialidade que está exposta no Museu do Holocausto de Curitiba (MHC) que discursiviza a infância. As análises dessa materialidade ancoram-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux no final dos anos sessenta. A questão a ser respondida é: Como por essa materialidade se constituem efeitos de sentidos de uma infância roubada pelos horrores da perseguição daqueles que se transformaram em vulneráveis? Com vistas a responder essa questão, mobilizamos noções que constituem redes em torno da memória, da história, destacando os lugares de memória.

Downloads

Biografia do Autor

  • Adriana Cristina Bernardim, UNICENTRO

    Doutoranda em Letras, (PPGL – UNICENTRO - PR). E-mail: adrianabernardim@gmail.com

  • Leandro  Tafuri, UFPR

    Doutorando em Letras (PPGLET – UFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia da UniGuairacá – Guarapuava/PR. E-mail: professortafuri@gmail.com.

     

     

  • Maria Cleci Venturini, Unicentro/UFPR

    Doutorado em Letras (UFSM), Docente do departamento de Letras e dos Programas de Pós-graduação da Unicentro e da UFPR. mariacleciventurini@gmail.com.

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

GOMES, Fernanda Capri Raposo. Infâncias interrompidas: as crianças do Holocausto (1933-1945). In: Congresso Interdisciplinar da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 7., 2018, Campo Grande: Editora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2018. p. 1093-1103. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/109358-infancias-interrompidas--as-criancas-do-holocausto-1933-1945/. Acesso em: 13 jun. 2023.

INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, Mercado de Letras, 2011.

LACAN, Jacques. O seminário: livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Trad. de Marie Christine Lasnik et. al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 1. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990. 476p.

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA. Memorial da Resistência: 10 anos. São Paulo: Memorial da Resistência, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2021/03/LIVRO_Memorial-da-Resistencia-10-anos.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História, Puc/Sp Projeto História, São Paulo, nº 10, p. 7-28, dezembro de 1993.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 1997.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas/SP: Pontes, 2002.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2004.

ORLANDI, Eni P. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Revista RUA. Campinas, SP: v. 4, n. 1, p. 9-20, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M.; FUCKS, M. L. C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 161-237.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e Educação. Lisboa: Asa Editores, 2004.

SILVA, F. C. T.; SCHURSTER, K. A historiografia dos traumas coletivos e o Holocausto: desafios para o ensino da história do tempo presente. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 744-772, maio-ago., 2016.

VENTURINI, Maria Cleci. Imaginário urbano: espaço de rememoração/comemoração.

Passo Fundo/RS: Editora da UPF, 2009.

VENTURINI, Maria Cleci. Museus e espaços públicos no encontro/desencontro da memória histórica e do corpo-memória/corpo documento. In: VENTURINI, M.C. (Org.) Museus, arquivos e produção do conhecimento em (dis)curso. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 51-76, 2017.

VENTURINI, Maria Cleci. História e memória em (dis)curso: Fernando Catroga e a

poética da ausência. Revista Interfaces, vol. 08, edição especial. Guarapuava/PR: editora da UNICENTRO, 2017a, p. 127-145. DOI: 10.5935/2179-0027.20170033.

VENTURINI, Maria Cleci. Museus e memoriais em (dis)curso para além da história e do patrimônio. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras e Linguística. Editora da Universidade de Franca. v. 18 n. 2 (2022). /DOI: https://doi.org/10.26843/dp.v18i2.3818

VEYNE, Paul. Como se escreve história. Trad. de Antônio José da Silva Moreira. Coimbra/PT: Edições 70- ed. Ver, (Lugar da História 20).

Sites consultados

“Hidden Children: Quest for Family.” Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/hidden-children-quest-for-family. Acesso em: 20 maio 2023.

"Doll from the Krakow Ghetto." Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/artifact/doll-from-the-krakow-ghetto. Acesso em: 22 maio 2023.

Museu do Holocausto. Memória - Acervo. Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/memoria/acervo/. Acesso em: 28 maio 2023.

"Children During the Holocaust." Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/children-during-the-holocaust. Acesso em: 05 junho 2023.

Downloads

Publicado

03.09.2023 — Atualizado em 04.09.2023

Versões

Como Citar

Bernardim, A. C., Tafuri, L., & Venturini, M. C. (2023). SOBRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DISCURSIVIZADA NO MUSEU. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.11660 (Original work published 2023)