SOBRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DISCURSIVIZADA NO MUSEU

Autores

  • Adriana Cristina Bernardim UNICENTRO
  • Leandro  Tafuri UFPR
  • Maria Cleci Venturini Unicentro/UFPR

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.11660

Palavras-chave:

Memória. História. Holocausto. Museu. Infância.

Resumo

A memória estigmatizada na história dos horrores sofridos pela humanidade ressoa por seus efeitos nos museus e memoriais. É o que se busca compreender neste estudo a partir de análises de uma materialidade que está exposta no Museu do Holocausto de Curitiba (MHC) que discursiviza a infância. As análises dessa materialidade ancoram-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux no final dos anos sessenta. A questão a ser respondida é: Como por essa materialidade se constituem efeitos de sentidos de uma infância roubada pelos horrores da perseguição daqueles que se transformaram em vulneráveis? Com vistas a responder essa questão, mobilizamos noções que constituem redes em torno da memória, da história, destacando os lugares de memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Bernardim, UNICENTRO

Doutoranda em Letras, (PPGL – UNICENTRO - PR). E-mail: adrianabernardim@gmail.com

Leandro  Tafuri, UFPR

Doutorando em Letras (PPGLET – UFPR). Docente do Colegiado de Pedagogia da UniGuairacá – Guarapuava/PR. E-mail: professortafuri@gmail.com.

 

 

Maria Cleci Venturini, Unicentro/UFPR

Doutorado em Letras (UFSM), Docente do departamento de Letras e dos Programas de Pós-graduação da Unicentro e da UFPR. mariacleciventurini@gmail.com.

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. (trad. Dora Flaksman) 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

GOMES, Fernanda Capri Raposo. Infâncias interrompidas: as crianças do Holocausto (1933-1945). In: Congresso Interdisciplinar da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 7., 2018, Campo Grande: Editora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2018. p. 1093-1103. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/viiconinter2018/109358-infancias-interrompidas--as-criancas-do-holocausto-1933-1945/. Acesso em: 13 jun. 2023.

INDURSKY, Freda. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, Freda; MITTMANN, Solange; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Orgs.). Memória e história na/da análise do discurso. Campinas, Mercado de Letras, 2011.

LACAN, Jacques. O seminário: livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Trad. de Marie Christine Lasnik et. al. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 1. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990. 476p.

MEMORIAL DA RESISTÊNCIA. Memorial da Resistência: 10 anos. São Paulo: Memorial da Resistência, 2021. Disponível em: https://memorialdaresistenciasp.org.br/wp-content/uploads/2021/03/LIVRO_Memorial-da-Resistencia-10-anos.pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História, Puc/Sp Projeto História, São Paulo, nº 10, p. 7-28, dezembro de 1993.

ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: UNICAMP, 1997.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas/SP: Pontes, 2002.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2004.

ORLANDI, Eni P. Paráfrase e polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Revista RUA. Campinas, SP: v. 4, n. 1, p. 9-20, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (Org.) Papel da memória. Tradução e introdução José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M.; FUCKS, M. L. C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990. p. 161-237.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da Segunda Modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e Educação. Lisboa: Asa Editores, 2004.

SILVA, F. C. T.; SCHURSTER, K. A historiografia dos traumas coletivos e o Holocausto: desafios para o ensino da história do tempo presente. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 744-772, maio-ago., 2016.

VENTURINI, Maria Cleci. Imaginário urbano: espaço de rememoração/comemoração.

Passo Fundo/RS: Editora da UPF, 2009.

VENTURINI, Maria Cleci. Museus e espaços públicos no encontro/desencontro da memória histórica e do corpo-memória/corpo documento. In: VENTURINI, M.C. (Org.) Museus, arquivos e produção do conhecimento em (dis)curso. Campinas, SP: Pontes Editores, p. 51-76, 2017.

VENTURINI, Maria Cleci. História e memória em (dis)curso: Fernando Catroga e a

poética da ausência. Revista Interfaces, vol. 08, edição especial. Guarapuava/PR: editora da UNICENTRO, 2017a, p. 127-145. DOI: 10.5935/2179-0027.20170033.

VENTURINI, Maria Cleci. Museus e memoriais em (dis)curso para além da história e do patrimônio. Diálogos Pertinentes, Revista Científica de Letras e Linguística. Editora da Universidade de Franca. v. 18 n. 2 (2022). /DOI: https://doi.org/10.26843/dp.v18i2.3818

VEYNE, Paul. Como se escreve história. Trad. de Antônio José da Silva Moreira. Coimbra/PT: Edições 70- ed. Ver, (Lugar da História 20).

Sites consultados

“Hidden Children: Quest for Family.” Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/hidden-children-quest-for-family. Acesso em: 20 maio 2023.

"Doll from the Krakow Ghetto." Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/artifact/doll-from-the-krakow-ghetto. Acesso em: 22 maio 2023.

Museu do Holocausto. Memória - Acervo. Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/memoria/acervo/. Acesso em: 28 maio 2023.

"Children During the Holocaust." Encyclopedia of the Holocaust. Disponível em: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/children-during-the-holocaust. Acesso em: 05 junho 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-03 — Atualizado em 2023-09-04

Versões

Como Citar

Bernardim, A. C., Tafuri, L., & Venturini, M. C. (2023). SOBRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA DA INFÂNCIA DISCURSIVIZADA NO MUSEU. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.11660 (Original work published 3º de setembro de 2023)