FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SOCIOLINGUISTICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Autores

  • Soeli Aparecida Rossi UNEMAT
  • Jocineide Macedo Karim UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v16.11664

Palavras-chave:

Formação, Intervenção, Planejamento, Ensino, Letramento

Resumo

O presente artigo enfatiza a formação de professores do componente de Língua Portuguesa e Pedagogia voltada à Língua Materna, com foco nos letramentos sociais. O estudo se pauta nas contribuições da Sociolinguística Educacional, dos Letramentos e dos Gêneros Discursivos constituindo-se em pressupostos pedagógicos para a prática de sala de aula. Objetiva-se realizar a contextualização teórica para o trabalho com a oralidade e com a variação linguística; discorrer sobre a formação dos professores de Língua Portuguesa; refletir como as provas do SAEB, enquanto avaliação externa, propõem questões de oralidade e de variação linguística, considerando que o diagnóstico alerta às principais causas do fracasso dos alunos pertencentes a camada popular. A metodologia de pesquisa é qualitativa, com levantamento bibliográfico, descrição de uma formação de professores com vistas à seleção de questões da prova do SAEB nos anos de 2017 a 2021. O estudo fundamenta-se em autores como Soares (2001; 2007; 2008), Brasil (2028), Silva & Martins (2010), Rojo e Moura (2012); Moreira (2012); Silvino (2012); Carvalho & Mendonça (2006); Moita-Lopes & Rojo (2004); Bortoni-Ricardo (2008), Lemke (2010), entre outros pesquisadores da área da linguística. Espera-se como resultado fortalecer a formação continuada dos professores quanto à necessidade de planejar as intervenções pedagógicas, no sentido de envolver aos alunos no processo de ensino e de aprendizagem para que estes desenvolvam suas habilidades e suas competências comunicativas para interagir em diferentes contextos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soeli Aparecida Rossi, UNEMAT

Professora de Língua Portuguesa – SEDUC-MT; Diretora Regional de Educação do polo de Cáceres-MT/SEDUC-MT; foi coordenadora de Formação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica; Formadora de Professores e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. E-mail: soeli.rossi@edu.mt.gov.br

Jocineide Macedo Karim, UNEMAT

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. E-mail: jocineide.karim1@unemat.br

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na Língua é por Acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

BAKHTIN, M. Os gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto; Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 nov. 2022.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós Cheguemu na Escola e Agora? Sociolinguística CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica.

São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em Língua Materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O Professor Pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CARVALHO, M. A. F.; MENDONÇA, R. H. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Editora da UnB, 2006.

FARACO, C. A. Norma Culta Brasileira - desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (Org.). Produção de textos na escola: Reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LEMKE, Jay L. Letramento Metamidiático: Transformando Significados e

Mídias. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 455-479, Jul./Dez. 2010.

MATO GROSSO. Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – DRC/MT - EM. Cuiabá: SEDUC, 2021.

MOITA-LOPES, L. P.; ROJO, R. H. R. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In: BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares de Ensino Médio. Brasília, DF: MEC/SEB/DPEM, 2004.

MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luíza. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. Rio de Janeiro: Contexto, 2003.

MOREIRA, Carla. Letramento Digital: do conceito à prática. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012.

PETRONI, M. R. Gêneros do Discurso, Leitura e Escrita: experiências de sala de aula. In: PETRONI, M. R (Org.). Gêneros do Discurso, Leitura e Escrita: experiências de sala de aula. São Carlos: Pedro e João Editores/Cuiabá: EdUFMT, 2008.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SAEB. Portal INEP. Página Resultados. Brasília. Disponível em:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/resultados. Acesso em: 24 de mar. de 2023.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola: Uma perspectiva social. 17 ed. 5a impressão. São Paulo-SP: Ática, 2001.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 mar. 2023.

SILVA, Márcia Cabral da & MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. In: Aparecida Paiva, Francisca Maciel, Rildo Cosson. Literatura: ensino fundamental – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 23-40.

SILVINO, F. F. Letramento Visual. In: Anais dos Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC – I STIS, 2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/ index.php/stis. Acesso em 20 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-03

Como Citar

Rossi, S. A., & Karim, J. M. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SOCIOLINGUISTICA E PRÁTICAS DE LETRAMENTO . Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 16(01). https://doi.org/10.30681/real.v16.11664