GÊNEROS DISCURSIVOS E LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO EM CÁCERES-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v16.12113Palavras-chave:
Ensino Médio, Leitura, Escrita, LetramentosResumo
Este artigo apresenta a metodologia de ensino de leitura e escrita na prática de sala de aula de professores atuantes na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, em Cáceres-MT. Assim, objetiva-se compreender as práticas escolares de professores de Língua Portuguesa durante o processo de ensino-aprendizagem em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio, bem como, identificar as concepções de ensino que subjazem as práticas dos professores pesquisados, mais especificamente, na abordagem de leitura e produção de textos orais e escritos. A metodologia utilizada para o levantamento de dados é a pesquisa-ação, seguindo os procedimentos adequados para entrevistar um grupo de oito professores de Língua Portuguesa, estes compreendidos como locutores junto à pesquisadora. Vislumbramos, no decorrer da pesquisa, algumas possibilidades de ensino de leitura e produção de textos, tendo como parâmetro o processo dialógico que permeia a teoria e a prática de sala de aula. Os dados coletados foram descritos, analisados e avaliados à luz da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (2011) e Volochínov (2018), além das contribuições de Brasil (1998, 1999, 2002, 2006, 2017), Mato Grosso (2018), Brait (2006, 2008, 2009), Brait e Pistori 2012), Geraldi (2003), Lopes-Rossi (2002), Marcuschi (2008), Menegassi (2008), Paes de Barros (2005), Petroni (2008), Rojo (2000), entre outros. Esperamos, tendo como base as análises desenvolvidas, que o resultado desta pesquisa possa contribuir com o planejamento dos professores, no sentido de reconhecer os gêneros discursivos como excelentes ferramentas para a inclusão dos jovens e adultos no processo de escolarização e letramento social, haja vista a possibilidade de dialogar com os conhecimentos prévios destes educandos.
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