A ESCRITA DAS REDES DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR
UM ESTUDO SOBRE O “INTERNETÊS”
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v17i01.12454Palavras-chave:
Internetês, Língua PortuguesaResumo
Este trabalho aborda a escrita das redes sociais digitais no ambiente escolar. Trata-se de um estudo sobre o manejo e rapidez com que essa forma de escrita se propagou nas redes sociais, em especial nos aplicativos de comunicação e que hoje faz parte de uma calorosa discussão principalmente nas escolas. Seria uma prática de escrita que tem como característica o registro diverso ao da norma padrão, prevalecendo a prática de abreviações, falta de acentuação gráfica, acréscimo ou repetição de letras e a colocação de símbolos (emojis) representando sentimentos humanos. Mas, não são apenas esses traços que podem ser observados na escrita dos textos digitados nas redes sociais, mas essa prática compõe um universo de situações que marcam a sociedade contemporânea: a rapidez das conversas, o imediatismo das relações e a fluidez do pensamento são marcas importantes desse nosso tempo. Esse estudo aponta o “internetês” não como “assassino da Língua Portuguesa”, mas como um momento crítico para se perceber um fenômeno da comunicação.
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