A ESCRITA DAS REDES DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

UM ESTUDO SOBRE O “INTERNETÊS”

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio IF Sertão Pernambucano
  • Elan Gomes Figueiredo Secretaria de Educação Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v17i01.12454

Palavras-chave:

Internetês, Língua Portuguesa

Resumo

Este trabalho aborda a escrita das redes sociais digitais no ambiente escolar. Trata-se de um estudo sobre o manejo e rapidez com que essa forma de escrita se propagou nas redes sociais, em especial nos aplicativos de comunicação e que hoje faz parte de uma calorosa discussão principalmente nas escolas. Seria uma prática de escrita que tem como característica o registro diverso ao da norma padrão, prevalecendo a prática de abreviações, falta de acentuação gráfica, acréscimo ou repetição de letras e a colocação de símbolos (emojis) representando sentimentos humanos. Mas, não são apenas esses traços que podem ser observados na escrita dos textos digitados nas redes sociais, mas essa prática compõe um universo de situações que marcam a sociedade contemporânea: a rapidez das conversas, o imediatismo das relações e a fluidez do pensamento são marcas importantes desse nosso tempo. Esse estudo aponta o “internetês” não como “assassino da Língua Portuguesa”, mas como um momento crítico para se perceber um fenômeno da comunicação.

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Biografia do Autor

  • Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

    Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Licenciado em Letras (UPE), em Pedagogia (UNEB) e em Geografia (UNICESUMAR); Professor em IF Sertão Pernambucano.

  • Elan Gomes Figueiredo, Secretaria de Educação Bahia

    Mestrando em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela UPE - Campus Petrolina; Graduado em Pedagogia pela Faculdade Latino-americano de Educação, e em Letras pela UPE - Campus Petrolina; Especialista em Literatura Portuguesa, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação Superior de Pernambuco - FACESP; Aperfeiçoamento teórico e prático com ênfase em Educação de Jovens e Adultos a nível de Pós-graduação pela NUEPEJA.

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Publicado

17.10.2024

Como Citar

Florêncio, R. R., & Figueiredo, E. G. (2024). A ESCRITA DAS REDES DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O “INTERNETÊS”. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 17(01), e12454. https://doi.org/10.30681/real.v17i01.12454