A LETRA CURSIVA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: (RES)SIGNIFICANDO SEU LUGAR NA SALA DE AULA

Autores

  • Alice Jorge da Cruz Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v18i01.12716

Palavras-chave:

Letra cursiva, Pandemia, Covid-19, Alfabetização

Resumo

Este artigo, resultante de uma pesquisa de iniciação científica, discute as dificuldades e os desafios relacionados ao ensino e à aprendizagem da letra cursiva no contexto pós-Covid-19, investigando as possíveis e necessárias mudanças quanto ao sentido assumido por esse traçado gráfico nos primeiros anos do Ensino Fundamental, durante a alfabetização. De um lado, têm-se os reflexos deixados pela pandemia na educação, que persistem mesmo com a retomada presencial nas escolas; e, de outro lado, verifica-se uma divergência de discursos sobre a validade da letra cursiva diante das demandas contemporâneas. Nesse viés, guiando-se pelos estudos sobre escrita de Ferreiro e Teberosky (1985), Vygotsky (1991), Soares (2002; 2015) e Monteiro (2010) e a partir da consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como do levantamento de dados e publicações acadêmicas centradas em ambas as temáticas, busca-se subsidiar reflexões que contribuam com a prática do docente alfabetizador. Os resultados sinalizam para a necessidade de que ocorra a ampliação de pesquisas sobre a letra cursiva, tanto que incluam os reflexos da pandemia como uma preocupação, quanto que favoreçam o compartilhamento de estratégias pedagógicas para um ensino e uma aprendizagem consistentes e carregados de significado. 

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Biografia do Autor

  • Alice Jorge da Cruz, Universidade Federal de São Carlos

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, campus São Carlos, desde 2021. Possui experiência na área da Educação, tendo estagiado em escolas públicas de Educação Básica no âmbito da docência e da gestão escolar. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES no núcleo Pedagogia/Educação Matemática nos Anos Iniciais (junho/2023 - março/2024). É membro do grupo de pesquisa Políticas e Práticas de Leitura e Escrita - PPLE e estudante de Iniciação Científica com projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa - ProPq/UFSCar intitulado "Dificuldades e desafios para o ensino da letra cursiva no contexto pós-pandêmico: (res)significando seu lugar na sala de aula", sob orientação da Profa. Dra. Maria Iolanda Monteiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9793787698321032. E-mail: alicejorgecruz@estudante.ufscar.br

  • Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Associada IV da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar / São Carlos, desde 2018. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Líder do grupo de pesquisa Políticas e Práticas de Leitura e Escrita (PPLE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4189205834370563. E-mail: mimonteiro@ufscar.br

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Publicado

30.07.2025

Como Citar

Jorge da Cruz, A., & Monteiro, M. I. (2025). A LETRA CURSIVA NO CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO: (RES)SIGNIFICANDO SEU LUGAR NA SALA DE AULA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 18(01), e12716. https://doi.org/10.30681/real.v18i01.12716