AS MASHUPS LITERÁRIAS E A NARRATIVA ‘ZUMBI’ EM JANE AUSTEN
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1423Resumo
Fenômeno da cultura de massa e da evolução da tecnologia no campo da literatura, as Mashups Literárias apresentam uma nova proposta de (re)leitura de obras canônicas na contemporaneidade. O gênero nascido da adaptação apropria-se de um texto da literatura clássica, inserindo-lhe elementos da dita cultura de massa. Tal produto híbrido em decorrência de seu caráter transgressor rompe com as convenções pré-estabelecidas em torno do conteúdo das obras canônicas. Tal fato suscita inúmeras indagações entre a crítica literária para possíveis debates em torno do compromisso de fidelidade, o valor da obra, conceito de originalidade dentre outras competências.
Downloads
Referências
ARNOLD, Mathew. On The Modern in Literature, apud in: CARVALHAL, Tânia. (orgs), Literatura Comparada, Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito. São Paulo Peguin Classics Companhia das Letras, 2011.
AUSTEN, Jane. GRAHAME-SMITH, Seth. Orgulho e Preconceito e Zumbis. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Crítica Literária Contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Companhia das Letras. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
EAGLETON, Terry. Introdução: o que é literatura. In: ___. Teoria da Literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p.1-22.
JAUSS. Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. De Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura comparada, intertexto e antropofagia. In: Flores na escrivaninha. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 4ª edição; 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).