LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: MOBILIZANDO MEMÓRIAS EM COMUM
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i01.1442Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID, ao qual estive vinculada como aluna-bolsista no período de Julho de 2011 a Julho de 2012. O programa visa a formação e qualificação do acadêmico em licenciaturas do curso de Letras, especificamente do Campus Universitário da UNEMAT de Pontes e Lacerda. Em parceria com as escolas de ensino público, este projeto possibilita ao acadêmico diferentes vivências da prática docente estando voltado para o ensino-aprendizagem de línguas, Literaturas e outras práticas de Linguagens. Diante disso, cada aluno-bolsista fica designado a recortar um objeto de pesquisa nas respectivas áreas que o curso oferece, visando obter resultados não só no âmbito acadêmico, mas propiciando um retorno para escola da rede pública que cede seu espaço, laboratório essencial para nossa pesquisa. De modo particular, nossos olhos nesta pesquisa estiveram voltados para os benefícios que o ensino de Literatura Africana pode proporcionar aos alunos de nível médio.
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e historia literária. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à historia contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.
MARINHO JUNIOR, Lenicio Dutra. A Lei 10.639 ? 03 e seus reflexos na educação pública. Pontifica Universidade Catolica de Minas Gerais.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3.ed. Belo Horizonte: autentica, 2008.
PERRO-MOISÉS, Leyla. A criação do texto literário. Flores da escrivaninha. São Paulo:companhia da letras, 1990.
PINTO, Regina Pahin. Movimento negro e educação do Negro: a ênfase na dentidade. In: Cadernos de pesquisa, São Paulo, n 86, p.25-38, ago, 1993.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003.
SEMEDO, Odete Costa. No fundo do canto. Belo Horizonte: Nandyala, 2007.
SERRANO, Carlos; WALDMAN, Mauricio. Memoria d’Africa: a temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.
ROLON, Renata Beatriz. O ensino das literaturas africanas de língua portuguesa no curriculum escolar brasileiro: algumas considerações. Revista Ecos, Ed. N11, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).