O DESCOBRIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA: OS DESAFIOS DO ACONTECIMENTO PARA AS CRIANÇAS E SEUS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v9i2.1757Resumo
O presente artigo surgiu a partir dos estudos nas aulas do mestrado em que tratávamos sobre os conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Ao desenvolver atividades de leitura e produção textual com alunos dos anos finais do ensino fundamental é comum observarmos os constantes e diversos “desvios das normas” linguísticas convencionais, porém sem atentar para a reflexão de como se dá o processo de aquisição da língua escrita. Então, surge a necessidade de compreender alguns aspectos do início dessa etapa educacional com o intuito de refletir melhor sobre os “erros” dos aprendizes que supostamente, já deveriam ter domínio da escrita conforme exige a norma padrão. Levando a questão para a escola em um trabalho conjunto com a professora regente da turma de alfabetização passamos a analisar atividades escritas de algumas crianças desta sala. Para início do artigo apresentaremos algumas considerações sobre essa etapa do aprendizado, sobre a modalidade oral e escrita da língua, letramento, métodos e também sobre a noção do “erro” na perspectiva dos estudos da Psicogênese da língua escrita e da Psicolinguística. A seguir destacamos algumas atividades com textos produzidos pelos alunos nos quais discorremos sobre alguns “fenômenos” que representam o processo de aprendizagem em curso desses aprendizes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).