A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Fernanda Souza Pedroso Campelo UNEMAT
  • Jocineide Macedo Karim

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1768

Resumo

Este estudo, inscrito na área da Sociolinguística, tem por objetivo evidenciar a importância dessa ciência na formação docente. Objetivamos também, apresentar a contribuição dos conhecimentos sociolinguísticos no desenvolvimento das aulas de língua portuguesa, ou seja, do português brasileiro. Argumentamos que a Sociolinguística influencia de forma favorável no ensino do português brasileiro nas escolas e que uma boa formação nessa área permite que o professor desenvolva aulas de língua materna eficazes. Como corpusde análise, apresentamos entrevistas realizadas com docentes formados em Licenciatura Plena em Letras, buscando compreender as atitudes linguísticas que esses têm em relação à formação docente, a Sociolinguística e às aulas de língua portuguesa.
 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Souza Pedroso Campelo, UNEMAT
    Graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop (2010). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa (pela mesma Instituição, 2012). Atualmente, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT – Campus de Cáceres - 2016). (fernandaspedroso@hotmail.com)

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

______________. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 4ª. ed – São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de; FARACO, Carlos Alberto. SILVA, Myrian Barbosa da. IN: Linguística da norma. 3ª ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2012.

ILARI, Rodolfo. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

POSSENTI, Sírio. Língua na Mídia. 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 8. Ed. - São Paulo: Ática, 2007.

__________________. Fotografias Sociolinguísticas. Campinas, SP: Pontes, 1989.

Webgrafia

DIAS, Paula Maria Cobucci Ribeiro. Contribuições da Sociolinguística Educacional para materiais de formação continuada de professores de língua portuguesa.

http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9336/1/2011_PaulaMariaCobucciRibeiroDias.pdf

Acesso em 13/06/2016 às 15:00.

Downloads

Publicado

08.08.2017

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO BÁSICO. (2017). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 16-30. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1768