A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1768Resumo
Este estudo, inscrito na área da Sociolinguística, tem por objetivo evidenciar a importância dessa ciência na formação docente. Objetivamos também, apresentar a contribuição dos conhecimentos sociolinguísticos no desenvolvimento das aulas de língua portuguesa, ou seja, do português brasileiro. Argumentamos que a Sociolinguística influencia de forma favorável no ensino do português brasileiro nas escolas e que uma boa formação nessa área permite que o professor desenvolva aulas de língua materna eficazes. Como corpusde análise, apresentamos entrevistas realizadas com docentes formados em Licenciatura Plena em Letras, buscando compreender as atitudes linguísticas que esses têm em relação à formação docente, a Sociolinguística e às aulas de língua portuguesa.Downloads
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
______________. Português ou brasileiro?: um convite à pesquisa. 4ª. ed – São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
CALVET, Louis-Jean. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de; FARACO, Carlos Alberto. SILVA, Myrian Barbosa da. IN: Linguística da norma. 3ª ed. - São Paulo: Edições Loyola, 2012.
ILARI, Rodolfo. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
POSSENTI, Sírio. Língua na Mídia. 1ª ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SILVA, Rosa Virgínia Mattos. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 8. Ed. - São Paulo: Ática, 2007.
__________________. Fotografias Sociolinguísticas. Campinas, SP: Pontes, 1989.
Webgrafia
DIAS, Paula Maria Cobucci Ribeiro. Contribuições da Sociolinguística Educacional para materiais de formação continuada de professores de língua portuguesa.
http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9336/1/2011_PaulaMariaCobucciRibeiroDias.pdf
Acesso em 13/06/2016 às 15:00.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).