OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CURRÍCULO PAULISTA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • CLEBER FERREIRA GUIMARÃES Secretaria Municipal de Educação (SEMED)- Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1810

Resumo

O presente texto objetiva discutir as teorias que embasam o Currículo de Língua Portuguesa e os materiais didáticos utilizados na Rede Pública Paulista. Trata-se de um resultado do conteúdo da pesquisa de mestrado intitulada “A mediação docente e a formação do leitor no Programa São Paulo Faz Escola”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE, SP. Foi realizada uma investigação qualitativa, com inclusão de uma análise documental do Currículo Paulista e do Caderno do Aluno, volume 1, de Língua Portuguesa; da 1ª série do Ensino Médio. A análise foi realizada a partir dos pressupostos epistemológicos de Bakhtin (2014; 2003) e de outros teóricos, e evidenciou que o Currículo de Língua Portuguesa está em consonância com a vertente bakhtiniana dos gêneros discursos. Porém, nas atividades discentes, no Caderno do Aluno, as teorias anunciadas no Documento Paulista são negligenciadas e focam, apenas, as características formais, temático-conteudísticas dos gêneros textuais.

Palavras-Chave: Gêneros Textuais. Currículo de Língua Portuguesa. Prática docente no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

CLEBER FERREIRA GUIMARÃES, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)- Campo Grande/MS

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE); especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI); pós-graduado em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI); graduado em Letras (UNIESP). Professor de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação (SEMED)- Campo Grande/MS E-mail: cleber_blod@hotmail.com.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

GUIMARÃES, C. F. (2017). OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CURRÍCULO PAULISTA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 170–176. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1810

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada