OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CURRÍCULO PAULISTA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENSINO MÉDIO.
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i1.1810Resumo
O presente texto objetiva discutir as teorias que embasam o Currículo de Língua Portuguesa e os materiais didáticos utilizados na Rede Pública Paulista. Trata-se de um resultado do conteúdo da pesquisa de mestrado intitulada “A mediação docente e a formação do leitor no Programa São Paulo Faz Escola”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista-UNOESTE, SP. Foi realizada uma investigação qualitativa, com inclusão de uma análise documental do Currículo Paulista e do Caderno do Aluno, volume 1, de Língua Portuguesa; da 1ª série do Ensino Médio. A análise foi realizada a partir dos pressupostos epistemológicos de Bakhtin (2014; 2003) e de outros teóricos, e evidenciou que o Currículo de Língua Portuguesa está em consonância com a vertente bakhtiniana dos gêneros discursos. Porém, nas atividades discentes, no Caderno do Aluno, as teorias anunciadas no Documento Paulista são negligenciadas e focam, apenas, as características formais, temático-conteudísticas dos gêneros textuais.
Palavras-Chave: Gêneros Textuais. Currículo de Língua Portuguesa. Prática docente no Ensino Médio.
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