AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE INTERNET EM SALA DE AULA

Autores

  • Juliana Marschal Ramos
  • Luís André Gonçalves Werlang
  • Rosi Ana Grégis

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1833

Resumo

A inclusão das novas tecnologias na aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira tem sido apontada como uma ferramenta importante em sala de aula, seja como um auxílio para o professor ou como mediador na aprendizagem do aluno. Neste trabalho, o objetivo é entender se a internet exerce influência na aquisição de inglês como língua estrangeira. Com base em autores como Zhao (2005), percebe-se que os recursos tecnológicos permitem aos alunos um contato com a língua-alvo e seus aspectos culturais em situações reais. Para comprovar tais afirmações, a pesquisa foi aplicada com duas turmas de um projeto de extensão de uma universidade do Sul do Brasil, nas quais foram ministradas aulas com e sem recursos tecnológicos. Os dados coletados através de provas, uma inicial e outra final, foram corrigidos e sistematizados a fim de avaliar o aprendizado de inglês e comparar os resultados de ambas as turmas. Além disso, o andamento das aulas foi registrado em relatórios, para propor novas práticas, utilizando tecnologia, nas salas de aula de inglês. Através dos resultados, é possível depreender que, ao falarmos do uso de tecnologia, os fatores internos e externos podem influenciar nesse processo, e não apenas a internet. Motivação e o contexto social dos alunos fizeram diferença nos resultados da nossa pesquisa.

Biografia do Autor

Juliana Marschal Ramos

Juliana Marschal Ramos é graduanda em Letras Português-Inglês pela Universidade Feevale. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto sobre aquisição da linguagem com o suporte das novas tecnologias e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Luís André Gonçalves Werlang

Luís André Gonçalves Werlang é graduando em Letras Português-Inglês pela Universidade Feevale. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto sobre aquisição da linguagem com o suporte das novas tecnologias. Possui experiência na área de pesquisa sobre Literatura.

Rosi Ana Grégis

Rosi Ana Grégis possui doutorado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou um período de estudos (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Essex, Reino Unido. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade Feevale, atuando na área de língua inglesa, teorias linguísticas e sociolinguísticas e aquisição de segunda língua.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

Marschal Ramos, J., Gonçalves Werlang, L. A., & Grégis, R. A. (2018). AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE INTERNET EM SALA DE AULA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(2), 129–144. https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1833

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada