AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE INTERNET EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v10i2.1833Resumo
A inclusão das novas tecnologias na aprendizagem de língua materna e de língua estrangeira tem sido apontada como uma ferramenta importante em sala de aula, seja como um auxílio para o professor ou como mediador na aprendizagem do aluno. Neste trabalho, o objetivo é entender se a internet exerce influência na aquisição de inglês como língua estrangeira. Com base em autores como Zhao (2005), percebe-se que os recursos tecnológicos permitem aos alunos um contato com a língua-alvo e seus aspectos culturais em situações reais. Para comprovar tais afirmações, a pesquisa foi aplicada com duas turmas de um projeto de extensão de uma universidade do Sul do Brasil, nas quais foram ministradas aulas com e sem recursos tecnológicos. Os dados coletados através de provas, uma inicial e outra final, foram corrigidos e sistematizados a fim de avaliar o aprendizado de inglês e comparar os resultados de ambas as turmas. Além disso, o andamento das aulas foi registrado em relatórios, para propor novas práticas, utilizando tecnologia, nas salas de aula de inglês. Através dos resultados, é possível depreender que, ao falarmos do uso de tecnologia, os fatores internos e externos podem influenciar nesse processo, e não apenas a internet. Motivação e o contexto social dos alunos fizeram diferença nos resultados da nossa pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).