USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Maria Claudia Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v10i1.2218

Resumo

O Brasil em seu contexto histórico foi marcado por uma educação mecanizada, a memorização era o elemento principal da educação neste período. Com a inserção da tecnologia nas escolas, o ensino abriu-se para novos recursos didático/pedagógico e assim, surge à necessidade de aulas, ditas, diferenciadas. O avanço tecnológico trouxe uma nova forma de comunicação textual, influenciando nos gêneros de leitura e escrita. Nesse sentido, o estudo buscou apresentar algumas formas de como os aparelhos smartphone e seus aplicativos podem ser utilizados como meio didático pelos professores de Língua Portuguesa.Suas funções contribuem tanto para o conhecimento das novas regras de ortografias, bem como, das alterações no vocabulário; é possível também ter acesso a capítulos sobre, gramática, bibliografia e normas da ABNT; outros é em formato de perguntas e resposta. Sendo eles: Acordo ortográfico; Dicionário priberam; Manual de redação; Verbos portugueses e Quiz de português. O uso desses recursos pode contribuir para um maior contato dos alunos com a língua portuguesa, uma vez que os smartphone estão cada vez mais presentes no cotidiano dos mesmos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3º ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Disponível em: <http://pactoensinomedio.mec.gov.br/> Acesso em: 23 de dezembro. 2016.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV: Linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Adair Bonini... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

CAGLIARI, VANESSA. Aplicativos gratuitos para estudar Língua Portuguesa. Disponível em: Acesso em: 23 de dezembro. 2016.

HEY, Ana Paula.; CATANI, Afrânio Mendes. O projeto educacional brasileiro no regime militar: uma educação de classe (social). Fundamentos históricos da educação no Brasil / Ednéia Regina Rossi, Elaine Rodrigues, Fátima Maria Neves, organizadoras. 2. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009. 166 p. ; 21 cm. (Formação de Professores - EAD; v. 4).

Lira, Vera Lúcia de Siqueira. Smartphone e ensino de língua portuguesa: lidando com conjuntos e sistemas de gêneros em atividades no whatsapp/ Vera Lúcia de Siqueira Lira, Garanhuns, 2015.

OLIVEIRA, Vinícius de Oliveira. EUA querem banda larga ‘de verdade’ nas escolas. Disponível em: <http://porvir.org/eua-querem-banda-larga-de-verdade-nas-escolas/> Acesso em: 27 de Dezembro. 2016.

PESSOA, Lílian. Metodologia e Prática do Ensino da Língua Portuguesa . / Lílian Pessoa. - São Paulo: Editora Sol, 2012

SILVA, Cristiane de Oliveira. O uso dos Smartphone para pesquisas em sala de aula sua potencialização das aprendizagens em Biologia.: um estudo de caso no ensino médio. UFRGS. 2015.

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf> Acesso em: 27 de Dezembro. 2016.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Silva, M. C. (2017). USO DO SMARTPHONE COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10(1), 193–202. https://doi.org/10.30681/real.v10i1.2218

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada