FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NO PIBID: ANÁLISE SEMIÓTICA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DA LICENCIATURA DE LETRAS DA UFT
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2514Resumo
Neste trabalho, analisamos as contribuições do Subprojeto PIBID/Letras do curso de Licenciatura em Letras, do campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins, para a formação de leitores de literatura na escola básica, bem como para a formação inicial do professor. Para tanto, selecionamos como objeto de estudo, quatro relatórios elaborados pelos bolsistas, discentes do curso de Letras, referentes a um trimestre de 2016. Para análise, mobilizamos a semiótica discursiva de linha francesa, no nível narrativo de ordem relacional a teoria que investiga a construção de sentidos ao longo de um percurso narrativo. Com base na análise, consideramos os esforços dos envolvidos no projeto literário e os impasses enfrentados, sobretudo quando se considera a rejeição dos alunos da escola campo de aplicação à literatura canônica. A análise evidencia uma transformação em processo, com início na reflexão suscitada a partir das ações do PIBID, tanto na universidade como na escola básica.
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