FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NO PIBID: ANÁLISE SEMIÓTICA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DA LICENCIATURA DE LETRAS DA UFT

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DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2514

Resumo

Neste trabalho, analisamos as contribuições do Subprojeto PIBID/Letras do curso de Licenciatura em Letras, do campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins, para a formação de leitores de literatura na escola básica, bem como para a formação inicial do professor.  Para tanto, selecionamos como objeto de estudo, quatro relatórios elaborados pelos bolsistas, discentes do curso de Letras, referentes a um trimestre de 2016. Para análise, mobilizamos a semiótica discursiva de linha francesa, no nível narrativo de ordem relacional   a teoria que investiga a construção de sentidos ao longo de um percurso narrativo.  Com base na análise, consideramos os esforços dos envolvidos no projeto literário e os impasses enfrentados, sobretudo quando se considera a rejeição dos alunos da escola campo de aplicação à literatura canônica. A análise evidencia uma transformação em processo, com início na reflexão suscitada a partir das ações do PIBID, tanto na universidade como na escola básica.

 

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Biografia do Autor

  • Tania Maria Oliveira Rosa, Universidade Federal do Tocantins-UFT
    Mestre e doutoranda em Ensino de Língua e Literatura - Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL - da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Integra o Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins- GESTO - UFT. Desenvolve pesquisa no campo da semiótica discursiva com abordagem na formação docente.
  • Aline Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins -UFT
    Graduada emLetras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), voluntária no curso de extensão Formação de leitores na UFT.
  • Luíza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins- UFT
    Professora e Coordenadora do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional/UFT (ProfLetras)
    Docente dos Programas de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT) e Mestrado em Estudos de Cultura e Território (PPGCult/UFT); Coordenadora do GESTO – (Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins). Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína/Tocantins, Brasil

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Publicado

2019-02-26

Como Citar

FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NO PIBID: ANÁLISE SEMIÓTICA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOS BOLSISTAS DA LICENCIATURA DE LETRAS DA UFT. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 128-144. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.2514