A IMPORTÂNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Camila Souza de Andrade UFF/CAPES

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2556

Resumo

O ensino de língua inglesa no espaço escolar tem sido alvo de muito desprestígio, contribuindo para que alunos e professores acreditem que seja impossível aprender inglês na escola. Com base nos estudos de Moita Lopes (1996) e Carmagnani (1987) este artigo destaca a importância do ensino da habilidade de leitura, pois, assim, o ensino de língua inglesa seria mais atrativo e dinâmico. Dentro dessa proposta, consideram-se as estratégias de leitura relevantes para o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa. Para a realização desta pesquisa foi selecionado um livro didático destinado a alunos do Ensino Médio que é utilizado em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos através da análise das atividades de leitura propostas pelo livro High up. Os dados levantados evidenciam que algumas atividades de leitura não têm por objetivo trabalhar a habilidade de leitura em si, mas, sim, outras habilidades linguísticas. Em nossa conclusão, evidenciamos que é importante ensinar as estratégias de leitura no processo de ensino de língua inglesa.  

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Estratégias de leitura. Língua Inglesa. Leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Souza de Andrade, UFF/CAPES

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

AMORIM, M. L. V. Ensinando Leitura na Sala de Aula de Inglês: Teoria e Prática. In: TADDEI, E. (Ed) (1997) Perspectivas: O ensino da Língua Estrangeira. SME. Rio de Janeiro.

BRASIL MEC/SEB. Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, 4 volumes. Brasília, 2000.

BRETON, J. M. Reflexões anglófilas sobre a geopolítica do inglês. In: LACOSTE, Y (Org.). A geopolítica do inglês. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CANTALICE, L. M.. Ensino de estratégias de leitura. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 8, n. 1, p. 105-106, Jun 2004.

CARMAGNANI, A. M. A contribuição do ensino de leitura em língua estrangeira na escola de 1º e 2º Graus. Perspectiva 4.8 (1987), p. 52-58.

________________. Relendo modos de ler a leitura. Contexturas: Ensino crítico de língua inglesa, São Paulo 1.1 (1992): 33-40.

DIAS, R; JUCÁ, L; FARIA, R. High up: ensino médio. Cótia, SP: Macmillan, 2013.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.

GARCEZ. L. H. do C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001

GOMES, A. M. C. A compreensão da metáfora na leitura de texto promocionais em língua estrangeira. Dissertação de Mestrado. UFF, 2004

GOODMAN, K. The reading process. In: CARREL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (Eds.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: CUP, 1998. p. 11-21.

JOUVE, V. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002. Trad. Brigitte Hervot.

KATO, M. A. O aprendizado de leitura. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas, SP: Pontes, 1989.

____________. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 4ª Edição. Campinas, SP: Pontes, 1995.

____________. Oficina de leitura – teoria e prática. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

NUTTALL, C. Teaching reading skills in a foreign language. 2. ed. Oxford: Heinemann, 1996.

PAIVA, V. L. M. O. Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 3ª Edição. Campinas, SP. Pontes Editores, 2010.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

WALLACE, C. Reading. Oxford: OUP, 1992.

Downloads

Publicado

2018-08-03

Como Citar

de Andrade, C. S. (2018). A IMPORTÂNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(01), 107–122. https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2556

Edição

Seção

Artigos - Linguística Aplicada