A IMPORTÂNCIA DA HABILIDADE DE LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i01.2556Resumo
O ensino de língua inglesa no espaço escolar tem sido alvo de muito desprestígio, contribuindo para que alunos e professores acreditem que seja impossível aprender inglês na escola. Com base nos estudos de Moita Lopes (1996) e Carmagnani (1987) este artigo destaca a importância do ensino da habilidade de leitura, pois, assim, o ensino de língua inglesa seria mais atrativo e dinâmico. Dentro dessa proposta, consideram-se as estratégias de leitura relevantes para o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa. Para a realização desta pesquisa foi selecionado um livro didático destinado a alunos do Ensino Médio que é utilizado em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos através da análise das atividades de leitura propostas pelo livro High up. Os dados levantados evidenciam que algumas atividades de leitura não têm por objetivo trabalhar a habilidade de leitura em si, mas, sim, outras habilidades linguísticas. Em nossa conclusão, evidenciamos que é importante ensinar as estratégias de leitura no processo de ensino de língua inglesa.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Estratégias de leitura. Língua Inglesa. Leitura.
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