LETRAMENTO VISUAL: GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
Resumo
Atualmente, nossa sociedade está repleta de imagens, pode-se notar que as imagens vêm ganhando, cada vez mais, um papel de destaque nos textos multimodais, sejam eles propagandas de qualquer natureza, websites na Internet, nas redes sociais, enfim, há uma gama de imagens que circulam no nosso dia a dia. Nesse sentido, esse trabalho tem por finalidade analisar textos multimodais na pespectiva do letramento visual, identificar de que maneira os sentidos são construídos, a partir de uma perspectiva multimodal, na qual os sentidos (texto) são construídos pela interdependência de várias semioses ou multimodalidade. Este trabalho tem como base as teorias de Letramento Visual, elaboradas por Kress e Van Leewen (1996), que abordam a multimodalidade e a consideram uma das mais visíveis ou dominantes na atualidade, ou seja, a linguagem visual. Para os referidos autores as imagens servem como uma prática social por meio da qual os indivíduos podem expandir suas visões de mundo, seus pensamentos críticos e criativos.
Palavras-chave: Letramento visual. Multimodalidade. Construção de sentido.
Downloads
Referências
Kress e Van Leewen (1996),Takaki (2010), Mizan (2011), Monte-Mór (2010)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).