O REFORÇO DA NEGAÇÃO NO FRANCÊS

Autores

  • VICTOR HUGO RIBEIRO DE SOUSA Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3099

Resumo

Resumo: O presente trabalho é um estudo sincrônico e comparativo entre o francês e o português, que visa analisar de maneira empírica o comportamento da classe dos artigos na língua francesa e tem como foco as formas negativas dos artigos indefinidos e partitivos. Observando algumas sentenças negativas da língua francesa compostas por um marcador negativo e um quantificador negativo, percebeu-se que quando elas apresentam algum artigo indefinido ou partitivo, ocorre um outro tipo de reforço de negação: a negação duplicada, que se diferencia da dobrada[1]. Em razão disso, este trabalho se propõe analisar tal característica da língua francesa. Como essa característica já tinha sido percebida na língua portuguesa, a pesquisa se realiza através de algumas comparações entre duas línguas mencionadas.

Palavras-chaves: negação do francês; dupla negação francesa; reforço de negação


[1]     Termos próprios desta pesquisa utilizados para diferenciar dois tipos de estruturas negativas, que serão explicados no decorrer do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-02-26

Como Citar

DE SOUSA, V. H. R. (2019). O REFORÇO DA NEGAÇÃO NO FRANCÊS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 145–154. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3099