O REFORÇO DA NEGAÇÃO NO FRANCÊS
DOI:
https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3099Resumo
Resumo: O presente trabalho é um estudo sincrônico e comparativo entre o francês e o português, que visa analisar de maneira empírica o comportamento da classe dos artigos na língua francesa e tem como foco as formas negativas dos artigos indefinidos e partitivos. Observando algumas sentenças negativas da língua francesa compostas por um marcador negativo e um quantificador negativo, percebeu-se que quando elas apresentam algum artigo indefinido ou partitivo, ocorre um outro tipo de reforço de negação: a negação duplicada, que se diferencia da dobrada[1]. Em razão disso, este trabalho se propõe analisar tal característica da língua francesa. Como essa característica já tinha sido percebida na língua portuguesa, a pesquisa se realiza através de algumas comparações entre duas línguas mencionadas.
Palavras-chaves: negação do francês; dupla negação francesa; reforço de negação
[1] Termos próprios desta pesquisa utilizados para diferenciar dois tipos de estruturas negativas, que serão explicados no decorrer do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).