O REFORÇO DA NEGAÇÃO NO FRANCÊS

Autores

  • VICTOR HUGO RIBEIRO DE SOUSA Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3099

Resumo

Resumo: O presente trabalho é um estudo sincrônico e comparativo entre o francês e o português, que visa analisar de maneira empírica o comportamento da classe dos artigos na língua francesa e tem como foco as formas negativas dos artigos indefinidos e partitivos. Observando algumas sentenças negativas da língua francesa compostas por um marcador negativo e um quantificador negativo, percebeu-se que quando elas apresentam algum artigo indefinido ou partitivo, ocorre um outro tipo de reforço de negação: a negação duplicada, que se diferencia da dobrada[1]. Em razão disso, este trabalho se propõe analisar tal característica da língua francesa. Como essa característica já tinha sido percebida na língua portuguesa, a pesquisa se realiza através de algumas comparações entre duas línguas mencionadas.

Palavras-chaves: negação do francês; dupla negação francesa; reforço de negação


[1]     Termos próprios desta pesquisa utilizados para diferenciar dois tipos de estruturas negativas, que serão explicados no decorrer do trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

26.02.2019

Como Citar

O REFORÇO DA NEGAÇÃO NO FRANCÊS. (2019). Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 11(2), 145-154. https://doi.org/10.30681/real.v11i2.3099