ANÁLISE PSICANALÍTICA DO CONTO A VERDADEIRA NOIVA, DOS IRMÃOS GRIMM

Autores

  • Thiago Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/ Campus Barra do Corda

Resumo

Este trabalho, que é de natureza bibliográfica, propõe a análise psicanalítica do conto de fadas intitulado A Verdadeira Noiva, dos irmãos Grimm, sob o enfoque psicanalítico lastreado, principalmente, nos estudos de Sigmund Freud e Bruno Bettelheim (2004). A partir das análises realizadas, percebe-se que os contos de fadas, de maneira geral, são excelentes obras de arte que possuem uma carga simbólica, sobretudo psicológica, muito rica, capaz de traduzir os conflitos internos da criança.



 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/ Campus Barra do Corda

Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (2014) e Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade FEEVALE). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as manifestações Literárias Orais Indígenas dos povos Canela Ramkokamekrá e Guajajara.

Referências

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense 1986.

NASIO, J.D. Édipo: o complexo do qual nenhuma criança escapa. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

Silva, T. (2020). ANÁLISE PSICANALÍTICA DO CONTO A VERDADEIRA NOIVA, DOS IRMÃOS GRIMM. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 12(3), 133–140. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/3126