PERFIL DE MULHERES NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE NA ÓPERA DO MALANDRO

Autores

  • Nad Pereira Leite CEFET

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3152

Resumo

Este trabalho tem a função primordial de não só estudar a temática das músicas com eu-lírico feminino compostas por Chico Buarque e também aquelas com eu-lírico masculino dedicadas às mulheres da Obra A Ópera do Malandro - 1978, bem como difundir e incentivar o estudo de sua poética lírico-amorosa. Este artigo estuda, com o intuito investigativo, os mistérios da poesia de Chico Buarque nas canções que ele construiu sobre a psicologia feminina. O método de pesquisa literária foi utilizado e as descobertas expostas aqui permitem se compreender melhor o universo feminino visto do ponto de vista de um gênio que uniu inteligência e sensibilidade. A leitura deste trabalho se faz importante não só para os homens curiosos de conhecer os mistérios femininos, não só para professores com intenções de disseminar a poesia de Chico Buarque, mas principalmente para as mulheres, que conseguirão ver transpostos aqui, todos os sentimentos mais absurdos, inquietações hormonais e uma transcrição de amor que só mulheres são capazes de sentir, porque são mães, amantes, companheiras, solidárias, guerreiras e se reconhecem em cada uma de suas letras e se identificam perfeitamente e sabem, que um poeta assim, que não idolatra e não ofende, não as coloca acima, nem abaixo do homem, porque sabe que estas são naturezas diferentes, apenas cria como se lesse os mais profundos sentimentos da mulher, só mesmo Chico Buarque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nad Pereira Leite, CEFET

Graduada em Letras, Especialista em Ensino de Língua Espanhola, Mestra e Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET/MG.

Referências

BATAILLE, Georges. O Erotismo. 3.ed. Lisboa: Moraes Editores. 1980. 105p.

BRECHT, Bertold. Teatro Completo. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. 235p

CANEVACCI, Massimo. Família e Édipo em Transformação. Jornal da Sociedade Brasileira de Psicanálise. n.10, p. 15, jul. 1984.5

FREUD, Sigmund. A Aquisição e o Controle do Fogo: Obras completas. 10. ed. Rio de Janeiro: Imago. 1976. 228p. vol. XXII.

JONES, Ernest. Hamlet e o Complexo de Édipo. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970, 136p.

MENESES, Adélia Bezerra. Figuras do Feminino: Na Canção de Chico Buarque. 2. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2001. 164p.

NAQUET, Vidal; VERNANT, Jean Paul. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. 1. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1977. 260p.

NEPOMUCENO, Eric. Um Certo Francisco. 8. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 185p.

SANT´ANNA, Affonso Romano de. Música Popular e Moderna Poesia Brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1980. 268p.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Leite, N. P. (2020). PERFIL DE MULHERES NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE NA ÓPERA DO MALANDRO. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 88–108. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3152