O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Thiago Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/ Campus Barra do Corda
  • Austria Rodrigues Brito

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3153

Resumo

Objetivando relacionar os fundamentos teóricos da Teoria da Estética da Recepção (Jauss) com a do Letramento Literário - na concepção de Zapone (2008) –, e ainda, verificar as contribuições dessas teorias para o ensino de Literatura, efetuamos um estudo bibliográfico, a partir da leitura e análise do artigo “Letramento dominante x vernacular e suas implicações para o ensino da literatura” dos autores Mirian HisaeYaegashi Zapone e Ibrahim Alisson Yamakawa. Após as análises e discussões, concluímos que a educação formal (a escola) tem servido para massificar a ideia de que o letramento dominante (letramento autônomo), aquele institucionalizado por ela mesma, é o único, legítimo e correto letramento. Com tal postura, cria-se um ambiente de desprezo às práticas de leitura, em especial a literária, que os alunos já praticam antes mesmo de chegarem à escola. O resultado da supervalorização do letramento escolar em detrimento dos letramentos inatos à vida dos discentes é refletido nos insucessos do ensino de literatura nas nossas escolas. Diante dessa nefasta conclusão, percebemos que o letramento autônomo traz também ao ensino da literatura efeitos desastrosos; por outro lado, acreditamos que os fundamentos teóricos aqui apresentados, teoria da recepção e letramento literário, tornam-se um caminho viável para que de fato nossos alunos sejam envolvidos e atraídos pelo “manto mágico” da leitura literária, e, a partir, desse envolvimento eles possam se desprender das amarras que lhes são colocadas, e aí possam dar vida ao texto.

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Biografia do Autor

Thiago Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/ Campus Barra do Corda

Licenciado em Química pelo Instituto Federal do Maranhão (2014) e Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2010). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre as manifestações Literárias Orais Indígenas dos povos Canela Ramkokamekrá e Guajajara.

Referências

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Silva, T., & Brito, A. R. (2020). O LETRAMENTO LITERÁRIO E A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 109–116. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3153