ENTRE O HUMANO, O OBJETO E O ABJETO: UM ESTUDO DO INSÓLITO EM “O PIANO”, DE ANÍBAL MACHADO, E EM A METAMORFOSE, DE FRANZ KAFKA
Resumo
A crítica literária, ao abordar o universo ficcional de Aníbal Monteiro Machado (1894-1964), de forma pontual em boa medida, tem apontado para uma presença ou herança relacionada ao universo de Franz Kafka (1883-1924). Na obra do escritor mineiro, nesse sentido, ganha relevância o conto “O piano”, publicado pela primeira vez em livro em 1944. O propósito deste estudo é realizar uma análise comparativa entre o conto “O piano”, de Aníbal Machado, e a novela A metamorfose, de Franz Kafka, levando-se em consideração os personagens o piano e Gregor Samsa e o tratamento que recebem ao longo das narrativas. De um lado temos um velho piano humanizado e elevado à condição superior, semelhante a um parente, e de outro, um ser humano metamorfoseado em estranho inseto, apartado do seio familiar ainda que se mantenha na própria casa. Espera-se, assim, contribuir para a investigação da obra do escritor brasileiro, que possui o insólito como uma característica recorrente, além de refletir sobre a novela de Kafka.
Palavras-chave: Aníbal Machado. Franz Kafka. O piano. A metamorfose.
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