REFLEXÕES SOBRE POESIA INDÍGENA BRASILEIRA UTILIZANDO CONCEITOS DOS ESTUDOS CULTURAIS

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Paola Efelli Rocha de Sousa Lima Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3194

Resumo

Este trabalho busca mostrar uma reflexão acerca da poesia indígena brasileira. Tomamos como caso de estudo dois poemas da poeta indígena amazonense Márcia Wayna Kambeba, retirados de seu livro intitulado “Ay kakyri tama (Eu moro na cidade)”, de 2013. Esse escrito trata-se de uma pesquisa teórica realizada por meio de revisão bibliográfica, complementada com a análise de dos dois poemas a partir do campo dos Estudos Culturais. Nosso resultado preliminar demonstra que os Estudos Culturais podem ser de grande valia para auxiliar na análise de poesia indígena, pois esse campo de conhecimento busca trabalhar com conceitos fora da tradição ocidental e que abarcam as identidades dos povos não-ocidentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Paola Efelli Rocha de Sousa Lima, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), da Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus de Araguaína. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduada em Direito e Letras. Brasil, Araguaína, TO.

Referências

BHABHA, H. K. Postmodernism /postcolonialism. IN: NELSON, R. S; SHIFF, R. (Ed.). Critical terms for art history. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 2003. pag. 435-451.

ENEDINO, W. C; SOUSA, C. da S. Subalternidade, Marginalidade E Violência num tempo Sem lei: Uma Leitura De Querô, Uma Reportagem Maldita E Híbrida. Revista Estação literária. Londrina, PR. Volume 12, jan. 2014, pág. 370-387.

FIOROTTI, D; MANDAGARÁ, P. Contemporaneidades ameríndias: diante da voz e da letra. IN: Estudos de literatura brasileira contemporânea. UnB, n. 53, jan./abr. 2018, pág. 13-21.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. IN: THOMPSON, K.(org.). Media and Cultural Regulation. England, 1997. Tradução publicada em

Educação & Realidade. Porto Alegre, v.22, no 2, p.15-46, jul/dez 1997.

KAMBEBA, M. W. Ay Kakyri Tama (Eu moro na cidade). Manaus: Grafisa Gráfica e Editora, 2013.

MACIEL, B. Apresentação. IN: Ay Kakyri Tama (Eu moro na cidade). Manaus: Grafisa Gráfica e Editora, 2013, pág. 13-15.

MUNDURUKU, D. Literatura indígena e o tênue fio entre escrita e oralidade. IN: Overmundo. 2008. Disponível em: < http://www.overmundo.com.br/imprime_overblog/literatura-indigena >. Acesso em 13 de outubro de 2018.

RODRIGUES, W. O ambiente escolar e a valorização cultural indígena. Revista Periferia, v. 8, n. 1, jan./jun. 2016, pág. 106-122.

SPIVAK, G. LANDRY, Donna; MACLEAN, Gerald (ed.). The Spivak reader. New York: Routledge, 1996.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Rodrigues, W., & Lima, P. E. R. de S. (2020). REFLEXÕES SOBRE POESIA INDÍGENA BRASILEIRA UTILIZANDO CONCEITOS DOS ESTUDOS CULTURAIS. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 13(1), 117–125. https://doi.org/10.30681/real.v13i1.3194